Com um pronunciamento do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi encerrada no dia 1º, a 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP). O pronunciamento foi lido pelo vice-presidente, dom Luís Soares Vieira, porque o presidente está afônico. Pela mesma razão ele não participou da coletiva de imprensa.

O presidente fez uma síntese dos assuntos discutidos pelos bispos, destacando os documentos aprovados pela Assembleia, que teve como tema central a formação dos padres. “A graça de Deus se estendeu em primeiro lugar na preparação do tema central que, sem dúvida, dentro de sua abrangência cada vez mais ampla da missão da Igreja, assume papel decisivo”, disse dom Geraldo Lyrio.

O tema central resultou no documento “Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil”, aprovado por unanimidade pela Assembleia. “O documento final está aí para ser seguido, após a aprovação da Santa Sé”,  diz o pronunciamento do presidente.

Dom Geraldo acentuou, ainda, a importância da aprovação, pelos bispos, do Manifesto em favor da família, da Declaração contra a redução da maioridade penal e da Mensagem para o Dia do Trabalhador. “Em todas estas manifestações se revela que a Assembleia esteve atenta à realidade que nos interpela”, afirmou.

Ano sacerdotal

Antes do encerramento, foram apresentadas, pelos regionais, sugestões para a Igreja no Brasil celebrar o Ano Sacerdotal, convocado pelo papa Bento XVI, em comemoração aos 150 anos de morte de São João Maria Vianey. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal será no próximo mês de junho, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerramento do ano será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.

A assembleia reuniu, desde o dia 22, em Itaici, Indaiatuba (SP), mais de 300 bispos e mais de uma centena entre assessores, secretários executivos dos regionais da CNBB, organismos da Conferência e convidados.