Ao iniciar, gostaria de destacar uma frase de Santa Teresinha do Menino Jesus, que descreve minha história de vida e vocação: “Encontrei o meu lugar na Igreja, e este

lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes” (MB 3v). Quando olho para minha história vocacional, vejo que Jesus já me perscrutava desde o ventre materno. Nosso Senhor manifestou seu grande amor por mim. Tive a graça de nascer católico e desde muito cedo me ensinaram a amar a Deus e a Virgem Maria.

Tive uma infância e uma adolescência normais. Desde muito pequeno me sentia atraído pelo sacerdócio e pela vida religiosa, quando me perguntavam sobre o que eu seria quando crescesse, dizia logo “eu quero ser padre”. Sempre desejei ser padre. À medida que fui crescendo, conhecendo o mundo, o meu desejo de ser todo de Deus só foi aumentando. Nunca me afastei da Igreja, estava sempre na Santa Missa, para mim não era apenas obrigação, mas sim amor.

Aos 12 anos tive a graça de conhecer a autobiografia de Santa Teresinha: “História de uma Alma”. Foi ela a precursora da minha vocação. Através dela eu pude ter cada vez mais forte o desejo de dedicar minha juventude a serviço da Igreja, no anseio de tornar Jesus conhecido e amado.

Já em São Paulo, vindo da minha cidade natal do interior do sertão de Alagoas, conheci algumas congregações… mas Nosso Senhor queria me conduzir até a Casa do Louvor. Fez-me conhecer no ano de 2007 o Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, os Salvistas. Neste mesmo ano comecei o meu discernimento vocacional.

No ano de 2010 tive a firme resolução de ingressar no Instituto, em 2014 professei publicamente os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência, em 2017 fiz os votos perpétuos e fui ordenado diácono em Dezembro de 2018.

Pela graça e misericórdia de Deus, no último dia 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, juntamente com mais três irmãos Salvistas fui ordenado Presbítero da Santa Igreja, pela imposição das mãos do nosso Bispo Diocesano de Santo Amaro (SP), Dom José Negri, PIME.

A celebração não foi possível como sempre havia sonhado, devido ao momento que estamos vivendo de pandemia. Foi uma celebração simples e privada, mas com todo esplendor litúrgico, na Capela do Seminário onde fui formado.

Entretanto, Deus que em seus desígnios de amor nos cerca de cuidados, permitiu a mim e meus irmãos, uma experiência única; de sermos ordenados sobre os restos mortais daquele que para nós, é a fonte do Carisma do Louvor de Deus, Pe. Gilberto Maria Defina, sjs.

Por fim, tive a alegria logo após minha ordenação de ser enviado pelo meu Instituto em missão à Diocese de Jataí (GO), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde estou como Vigário Paroquial.

Sou imensamente grato a Deus pela sua eleição e poder corresponder ao seu chamado em minha vida vivendo como Padre Religioso Salvista. E como a minha precursora, posso dizer: Encontrei meu lugar na Igreja, e este lugar é o Louvor de Deus!

E como Maria, apesar de meus limites e fraquezas, quero proclamar o meu lema de ordenação “O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome” (Lc 1,49). Que ela nos ajude a sempre dizer o nosso sim à vontade de Deus.

Deus abençoe você!

Pe. Ailton Carlos de Sousa Marcos, sjs
Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador

 

alt