O último de dia do Encontro Nacional de Formadores, neste domingo (23), foi marcado por mesa redonda, pregação e uma Santa Missa para coroar o fim das atividades.

MANHÃ

MESA REDONDA

No início da manhã os participantes tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas. Uma mesa redonda composta por membros da Comissão e do Ministério de Formação respondeu a questões recolhidas no dia anterior.

Um dos principais assuntos abordados estava relacionado a mudança de nomenclatura de Escola de Formação para Processo Formativo. Segundo Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL, “a mudança se fez necessária já que ‘Processo Formativo’ contempla todas as etapas de um processo de formação, que inclui o aprendizado e o conhecimento, mas que vai além disso”. Informação complementada por Mário Lúcio, coordenador nacional do Ministério de Formação, quando relembrou as pregações que aconteceram durante o encontro. 

“Ficou evidente durante as pregações a necessidade de uma formação mais humana e integral e não apenas uma aula com exposição de conteúdos”.

Mário Lúcio, coordenador nacional do Ministério de Formação

ÚLTIMA PREGAÇÃO

Em seguida a última pregação do encontro foi conduzida por Vinícius Simões, Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. Com o tema “Brilhe vossa luz diante dos homens”, Vinícius se baseou no Evangelho de São Matheus, versículo 5, que trato do contexto do sermão na montanha onde Jesus dá orientações ao povo para que se tornem sal na terra e luz no mundo. “Quando Jesus diz ao povo que se forem mansos, puros de coração, perseguidos por causa d’Ele, e mesmo assim não desistirem, aí sim se tornarão sal da terra e luz no mundo. Perceba que Jesus está dando um manual de comportamento cristão”, explicou Vinícius. 

Nesse sentido, o pregador chama a atenção dos participantes para interpretarem o que Jesus espera de cada um como formador.

 

“Jesus está dizendo: observem as bem-aventuranças para que vocês sejam luz no mundo lá na diocese de cada um de vocês”

Vinícius Simões - Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Vinícius, que é membro do Ministério de Formação há muito anos, complementou dizendo, “também precisamos ser luz no mundo durante o processo de formação dos nossos formandos”, comparou.

MISSA DE ENCERRAMENTO

A Santa Missa de Encerramento dos Encontros Nacionais de Pregadores e para Formadores foi presidida por Pe. Eduardo José e concelebrada por Pe. Micael de Moraes, sjs.

Em sua homilia, Pe. Eduardo aprofundou a Parábola do Joio e do Trigo, evangelho da Liturgia deste domingo.

O sacerdote explicou de início que o joio e o trigo são muito parecidos, mas que a diferença é que “as espigas do joio são infectadas e são venenosas”. Além disso, acrescentou: “o joio não suporta o clima das montanhas e lugares altos“.

Nesse sentido, Pe. Eduardo explicou que, na Bíblia, quanto mais subimos, mais perto de Deus nós estamos. Desta maneira, disse, entende-se que o joio não suporta a presença de Deus. “Quer curar um Grupo de Oração que foi contaminado pelo joio? Só subir ao lugar alto de oração, lugar da presença de Deus”.

O sacerdote também ensinou que a palavra “joio”, do grego para o português, tem o significado de “fazer nascer a discórdia e a divisão“. E, então, chamou exortou os presentes: “O formador e o pregador precisam fazer nascer Jesus no coração do outro e não o joio”.

"Tenhamos a coragem de subir os altos lugares. E altos lugares não significa apenas ir rezar, mas subir à Cruz de Cristo e se esconder ali. Sem compromisso nenhum com a mentira e com a discórdia. É hora de nos submetermos a Deus, deixar de ser joio e voltar a ser trigo"

Pe. Eduardo José

Ao final da celebração, Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, agradeceu a Deus pelos eventos, aos sacerdotes ali presentes, às lideranças do Movimento e aos carismáticos vindos de todo o Brasil que participaram dos encontros nacionais.