O último dia do Encontro Nacional de Pregadores iniciou neste domingo (23), com um grande louvor que demonstrou a alegria por estarem reunidos os carismáticos em família.

MANHÃ

No Encontro Nacional de Pregação, Pe. Micael de Moraes, sjs, aprofundou o tema: “Revesti-vos da armadura de Deus”.

O sacerdote iniciou chamando a atenção para o fato de que a vida é um combate espiritual, mas que é preciso colocar o Mal em seu devido lugar. “A presença do Espírito Santo dentro de nós é maior do que o inferno inteiro, porque o que está em nós é maior do que está no mundo. (…) E esse é o princípio da armadura de Deus“, explicou.

Destrinchando cada elemento da armadura de Deus, Pe. Micael evidenciou que o soldado cristão não luta sozinho, mas tem ao lado dele a Igreja terrena, mas também toda a Comunhão dos Santos.

Citando a Palavra de Deus como a espada, o pregador explicou: 

"A Palavra de Deus é a espada não é pra matar a pessoas. É pra chegar no centro da consciência da pessoa pra que saiba quem ela é e que ela foi chamada para ser filha de Deus"

Pe. Micael de Moraes, sjs

Você tem obrigação de pregar o mistério do Evangelho. Mas você não está sozinho. Você está junto com todo o exército de Deus”, encorajou Pe. Micael finalizando a pregação.

Após a pregação, o sacerdote deu uma bênção de envio a todos os pregadores do Brasil representados por todos os coordenadores estaduais do Ministério no país.

MISSA DE ENCERRAMENTO

A Santa Missa de Encerramento dos Encontros Nacionais de Pregadores e para Formadores foi presidida por Pe. Eduardo José e concelebrada por Pe. Micael de Moraes, sjs.

Em sua homilia, Pe. Eduardo aprofundou a Parábola do Joio e do Trigo, evangelho da Liturgia deste domingo.

O sacerdote explicou de início que o joio e o trigo são muito parecidos, mas que a diferença é que “as espigas do joio são infectadas e são venenosas”. Além disso, acrescentou: “o joio não suporta o clima das montanhas e lugares altos“.

Nesse sentido, Pe. Eduardo explicou que, na Bíblia, quanto mais subimos, mais perto de Deus nós estamos. Desta maneira, disse, entende-se que o joio não suporta a presença de Deus. “Quer curar um Grupo de Oração que foi contaminado pelo joio? Só subir ao lugar alto de oração, lugar da presença de Deus”.

O sacerdote também ensinou que a palavra “joio”, do grego para o português, tem o significado de “fazer nascer a discórdia e a divisão“. E, então, chamou exortou os presentes: “O formador e o pregador precisam fazer nascer Jesus no coração do outro e não o joio”.

"Tenhamos a coragem de subir os altos lugares. E altos lugares não significa apenas ir rezar, mas subir à Cruz de Cristo e se esconder ali. Sem compromisso nenhum com a mentira e com a discórdia. É hora de nos submetermos a Deus, deixar de ser joio e voltar a ser trigo"

Pe. Eduardo José

Ao final da celebração, Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, agradeceu a Deus pelos eventos, aos sacerdotes ali presentes, às lideranças do Movimento e aos carismáticos vindos de todo o Brasil que participaram dos encontros nacionais.