O primeiro dia do Encontro Nacional de Coordenadores Diocesanos da RCCBRASIL, que vai acontecer entre os dias 1º e 4 de maio na Sede Nacional do Movimento em Canas (SP), começou com um clima de acolhimento e profunda espiritualidade. O momento inicial contou com a oração do terço e a calorosa saudação de Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, e Luciana Neves, secretária-geral. Ambos expressaram a emoção de sediar, pela primeira vez, um evento nacional na “casa da família carismática brasileira”, destacando que esse é o início de um sonho que começa a se concretizar pela ação do Espírito Santo.

Primeira pregação: "O Senhor está contigo, valente guerreiro"

A primeira pregação do encontro foi conduzida por Vicente Machado, membro do Conselho Fiscal da RCCBRASIL, e teve como tema o versículo de Juízes 6,12b: “O Senhor está contigo, valente guerreiro”. Por meio de uma fala carregada de unção e direcionamento, Vicente destacou três palavras-chave que nortearão os dias do encontro: cuidado, instrução e envio

“Esse encontro é momento de cuidado. Deus está nos cuidando e nos instruindo para que possamos cuidar do Seu povo”,

Vicente Machado, membro do Conselho Fiscal da RCCBRASIL

Com base no texto bíblico, ele reforçou que cada coordenador presente é chamado por Deus como “valente guerreiro”, alguém que, apesar do medo e das dificuldades, é sustentado pela coragem, pela força e pela fé. Vicente também chamou atenção para o significado da missão de coordenar, muitas vezes compreendida como fardo, mas que, segundo ele, é uma bênção que Deus utiliza para restaurar vidas, curar feridas e conduzir seus filhos à maturidade espiritual. “Coordenação não é maldição, é bênção. Se Deus está comigo, eu preciso confiar que Ele vai cuidar de todas as coisas”, disse.

Ao final da pregação, Vicente profetizou sobre os participantes, afirmando que grandes vasos de unção seriam derramados sobre eles. Segundo ele, o encontro será um tempo de reabastecimento espiritual para que cada coordenador volte à sua diocese capacitado e ungido para uma missão frutífera.

Santa Missa

O primeiro dia do Encontro Nacional foi concluído com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Micael de Moraes, sjs, e concelebrada pelo padre Roberto Carlos Albino, capelão da Capela Nossa Senhora de Pentecostes. Em sua homilia, padre Micael refletiu sobre o Evangelho do dia e a memória litúrgica de São José Operário, destacando a importância de cada cristão cultivar e proteger sua identidade até o fim da vida, tendo como modelo a santidade de Jesus, que assumiu a profissão de seu pai terreno, São José, e exerceu o ofício de carpinteiro com fidelidade e humildade. O sacerdote também alertou sobre as possíveis contestações da identidade cristã, recordando que, assim como Jesus não foi reconhecido em sua própria terra, os fiéis também enfrentarão incompreensões. “Somos chamados a confiar que o Senhor fará frutificar o labor de nossas mãos, mesmo que não vejamos o resultado de nosso trabalho”, exortou, encerrando com uma mensagem de esperança e entrega confiante à missão confiada por Deus.

O encontro segue até o dia 4 de maio com momentos de formação, oração, comunhão fraterna e direcionamentos para a missão da RCCBRASIL nas dioceses do Brasil.