O Encontro Nacional para Presidentes de Conselhos Diocesanos iniciou neste sábado (29), no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Reunindo as lideranças da RCC de todo o Brasil, o primeiro dia foi marcado por alegres reencontros, formações, orações e um especial momento mariano.

ABERTURA

Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, iniciou o evento com uma calorosa acolhida aos participantes. Alegremente, ele deu as boas-vindas e ressaltou a importância do encontro. Em seguida, foi feita uma acolhida das bandeiras de todos os estados do Brasil, junto a um terço simbolizando a devoção e alegria pela realização do evento acontecer em uma casa mariana.

Logo após, foi dado início à Celebração Eucarística que foi presidida por Pe. Sandro Nascimento, sjs. Em sua homilia, o sacerdote chamou atenção para o risco de, muitas vezes, se buscar somente o que é melhor para si, mas disse que quem se coloca a serviço da Igreja, precisa fazer o que é necessário e não somente o que é confortável. E acrescentou:

“O encontro pessoal com Cristo precisa me levar para a eternidade, essa é a missão especialíssima do Batismo no Espírito Santo, porque, caso contrário, ficaremos infantis nas coisas que fazemos”.

 
DIMENSÕES DO SERVIÇO A DEUS

A primeira colocação do evento, foi feita por Vinícius Simões que tratou sobre as dimensões do serviço a Deus. O presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, iniciou ressaltando que todo aquele que é chamado para o serviço de Deus, em especial na ocasião do evento, coordenadores diocesanos, não é chamado para ser “fazedor de coisas”, mas para ser um adorador: “Você foi eleito para ser alguém inteiramente dedicado e voltado ao Senhor”.

Ao longo de sua pregação, Vinícius destacou seis dimensões sobre o serviço cristão:

  • Dimensão indentirária: que diz sobre sua identidade no Reino de Deus que é ser criado para o louvor de Deus, ser filho de Deus pelos méritos do sangue de Cristo e reconhecer sua dignidade batismal, como profeta, sacerdote e rei.
  • Dimensão Salvífica:  pois Jesus continua salvando a humanidade por meio de sua Igreja, portanto o serviço prestado, por menor que seja, é uma extensão da mão de Deus e uma colaboração à obra salvífica de Cristo.
  • Dimensão Relacional: que diz sobre não se apartar de Deus e permanecer Nele, que é a videira, e também sobre se relacionar com os irmãos, cumprindo sua vocação de amar.
  • Dimensão Esponsal: Deus mantém com seu povo uma aliança, uma relação de fidelidade, portanto, o servo deve devolver a Deus o mesmo compromisso, não se entregando ao esfriamento, mornidão espiritual e à acomodação.
  • Dimensão Comportamental: o serviço cristão exige um comportamento maduro e coerente. É preciso ser bênção onde estiver, ter atitudes renovadas pelo Espírito Santo seja num encontro da igreja, ou em qualquer outro lugar.
  • Dimensão Eclesial: pois a Igreja é necessária para a salvação, portanto, o serviço do cristão “deve se dar na igreja, para a igreja, com a igreja e a partir da Igreja, e jamais apartado da Igreja”, exortou Vinícius.
 
 
O CARISMA DA COORDENAÇÃO

Mário Lúcio, coordenador nacional do Ministério de Formação, fez a segunda colocação do evento e destacou pontos importantes e fundamentais sobre o carisma da coordenação. Baseando-se na palavra de Efésios 4,11, Mário elencou as cinco características que o coordenador precisa ter para levar o povo à unidade da fé:

  • Apóstolo: é que aquele que vai à frente e abre o caminho. Nesse sentido, o pregador destacou a necessidade do coordenador fazer planejamento das ações na diocese, mas sempre lembrando: “A gente não pode querer fazer tudo, a gente tem que fazer o que Deus quer que a gente faça”.
  • Evangelista: é aquele que proclama a boa nova. O coordenador precisa também contribuir para que o Evangelho se torne vivo na vida das pessoas. De maneira particular, precisa zelar para que nos Grupos de Oração seja pregado o primeiro anúncio.
  • Doutor: é aquele que detém conhecimento. A partir disso, o coordenador precisa promover a formação. Mário destacou a importância do processo formativo da RCC, ressaltando que ele é um “instrumento para preparar um povo bem disposto para povoar o céu”.
  • Pastor: aquele que apascenta as ovelhas. Aqui o pregador ressaltou a importância de se criar estratégias e se planejar para momentos de pastoreio. “É necessário visitar, telefonar, proteger dos lobos, conhecer a vida da pessoa, a família”.
  • Profeta: aquele que está sempre junto ao povo para trazer a voz de Deus. Nesse sentido, ele exortou aos coordenadores a importância de se estar sempre atento ao que Deus fala para que seja transmitida a Sua vontade e não as vontades próprias do coordenador.
 
NOITE MARIANA

O primeiro dia do Encontro para Diocesanos encerrou de maneira muito especial. Com velas em mãos, os participantes foram conduzidos em procissão, a pé pelas ruas da cidade de Aparecida, até o Santuário Nacional.

Chegando à Casa da Mãe, os diocesanos fizeram a vista à imagem de Nossa Senhora Aparecida e foram consagradas a Maria todas as dioceses do Brasil.

Leia também