A RCC do Maranhão realizou nos últimos dias vinte encontros de Pentecostes em todas as 12 dioceses do Estado. Os dois últimos aconteceram nesse final de semana, dias 30 e 31 de maio: o Vinde a Mim, de São Luis, e o Encontro de Pentecostes, de Açailândia. O Vinde a Mim é o maior e mais antigo encontro de Pentecostes do Maranhão. Ele é promovido pela RCC da Arquidiocese de São Luis e está na 24ª edição.
Para o Presidente do Conselho Estadual da RCC Maranhão, João Luiz Everton Farias, os Encontros de Pentecostes são momentos para reavivar a espiritualidade do movimento e de muitas graças em todo o estado, momentos oportunos para se pedir a graça do Espírito Santo e a multiplicação dos grupos de oração. “Eu vejo que a cada dia, a Cultura de Pentecostes vem sendo semeada com maior profusão não só dentro do movimento, mas em toda a Igreja. E esse é o objetivo da Cultura de Pentecostes, fazer com que mais e mais pessoas sejam tocadas e transformadas”, partilha.
Ele diz ainda que o sentido de Pentecostes para os fiéis, enquanto membros da Renovação Carismática Católica está ligado a fazer com que as pessoas tenham a linguagem do amor e possa viver sob a graça do Espírito Santo em suas próprias vidas. “Se vivemos pelo Espírito, nós devemos, também, andar pelo Espírito. E isso, o Batismo no Espírito Santo, a Cultura de Pentecostes, faz em nossas vidas. Faz com que possamos viver e andar no Espírito Santo”, enfatiza o presidente do Conselho Estadual.
João Luiz Farias, que pertence a Arquidiocese de São Luís do Maranhão e participa do Grupo de Oração Estrela da Manhã, foi um dos pregadores do 24º Vinde a Mim, evento que reuniu mais de 3.000 pessoas durante o final de semana. Ele, a esposa Lucilene e as filhas, Ana Carolina e Ana Gabriela, testemunharam a importância do Espírito Santo para as famílias, durante sua pregação. Foi um momento de testemunho de fé e ação do Espírito. João Luiz passou por um procedimento cirúrgico, na segunda-feira, dia 25 de maio, na qual colocou dois stents no coração. Segundo ele, estar celebrando Pentecostes foi literalmente, celebrar a graça de uma vida nova e de um Novo Coração (cf. Ez 36,26).
Completando 35 anos de presença no estado do Maranhão, a RCC tem experimentado um momento de amadurecimento das lideranças e um renovar das forças. Durante o Vinde a Mim, padre Alberto Gambarini, apresentador do programa Encontro com Cristo, na Rede Vida de Televisão, e pregador em vários encontros nacionais da RCC, desde o surgimento do movimento no Brasil, conclamava os participantes do evento a não deixarem de levar a Palavra de Deus para o Grupo de Oração e afirmava aos participantes: “O grupo de oração é a nova sala do Cenáculo de oração!”.
Curas e conversões foram proclamadas durante os dois dias de evento e um dos elementos que mais marcou foram a presença de várias gerações, casais e famílias inteiras, testemunhando as graças do Batismo no Espírito Santo em suas vidas. Não somente no Vinde a Mim, mas em todos os Encontros de Pentecostes do estado do Maranhão.
A missa de encerramento do Vinde a Mim foi presidida por Dom José Belisário, OFM, arcebispo de São Luis. Ele parabenizou a RCC pelo evento e pelo trabalho desenvolvido e abençoou com o desejo de que continuassem a ser sinal de Pentecostes no mundo.
Dioceses do Maranhão
O Estado do Maranhão possuem 12 dioceses: a arquidiocese de São Luis, sede da província, e as dioceses de Bacabal, Brejo, Balsas, Carolina, Caxias do Maranhão, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana e Zé Doca. Elas formam o regional Nordeste V da CNBB.
Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC Maranhão