Pelo segundo ano consecutivo a Renovação Carismática Católica do Brasil realizou, durante o Encontro Nacional de Formação (ENF), uma ação de arrecadação de alimentos entre os participantes do evento. Como resultado a arrecadação surpreendeu e alcançou a marca de cerca de uma tonelada e meia de alimentos que agora serão destinados a instituições assistenciais parceiras do Movimento na região do Escritório Nacional da RCCBRASIL.
Ao longo dos cinco dias do evento, a todo instante, era possível testemunhar os participantes depositando os alimentos na área destinada ao recolhimento. Uma atitude que confirma a ação do Espírito Santo ao desperta a consciência para a solidariedade no povo da RCC. É o que diz Elvis de Souza, membro do Grupo de Oração Jerusalém de Itajaí, arquidiocese de Florianópolis, que citou a parábola ‘Tive fome e me deste de comer’ (Mateus 25:35,40).
“O batismo no Espírito Santo não deve só alcançar o Grupo de Oração, é preciso extrapolar e alcançar também aqueles que mais precisam. Nós temos que ajudar o irmão e essa ação é uma forma de fazer isso”
Opinião compartilhada por Vinícius Simões, Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina, Diocese de Naviraí (MS). “A assistência social dentro da RCCBRASIL é resultado da fé que a gente ora. Ela evidência para o mundo que o batismo no Espírito Santo provoca também resultado na área social”.
A ideia de promover essa ação social durante o ENF foi coordenada pelo Ministério de Promoção Humana da RCCBRASIL. Segundo Sheila Damaceno, coordenadora do Ministério, a iniciativa surgiu com base em um dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja que diz que a caridade é uma responsabilidade do cristão. “Então, nós como Renovação Carismática Católica, temos esta responsabilidade para com o outro em razão da solidariedade que nós somos provocados a viver. A caridade, a solidariedade é uma responsabilidade do batizado no Espírito Santo”.
Com um intervalo de
apenas um ano, quando a ação foi realizada pela primeira vez no ENF passado, a
quantidade arrecadada quadruplicou. Para a coordenadora do ministério, isso é
resultado da generosidade do povo movido pela ação do Espírito Santo.
“Nosso povo é um povo generoso porque o batismo no Espírito Santo nos provoca a isso, então é importante que esse testemunho seja evidente em nós. Não é uma coisa forçada, é natural, o Espírito Santo age dentro de nós para que isso seja extrapolado porque não há como reter o que o batismo nos provoca”
As doações serão destinadas a instituições de assistência social que ficam na região do Escritório Nacional da RCCBRASIL, localizado na cidade de Canas (SP). São elas Comunidade Porta do CÉU, que promove tratamento e recuperação de dependentes químicos e o Lar São José, uma casa longa permanência na cidade de Guaratinguetá (SP).