Pelo segundo ano consecutivo a Renovação Carismática Católica do Brasil realizou, durante o Encontro Nacional de Formação (ENF), uma ação de arrecadação de alimentos entre os participantes do evento. Como resultado a arrecadação surpreendeu e alcançou a marca de cerca de uma tonelada e meia de alimentos que agora serão destinados a instituições assistenciais parceiras do Movimento na região do Escritório Nacional da RCCBRASIL.   

Ao longo dos cinco dias do evento, a todo instante, era possível testemunhar os participantes depositando os alimentos na área destinada ao recolhimento. Uma atitude que confirma a ação do Espírito Santo ao desperta a consciência para a solidariedade no povo da RCC. É o que diz Elvis de Souza, membro do Grupo de Oração Jerusalém de Itajaí, arquidiocese de Florianópolis, que citou a parábola ‘Tive fome e me deste de comer’ (Mateus 25:35,40). 

“O batismo no Espírito Santo não deve só alcançar o Grupo de Oração, é preciso extrapolar e alcançar também aqueles que mais precisam. Nós temos que ajudar o irmão e essa ação é uma forma de fazer isso”

Elvis de Souza, membro do Grupo de Oração Jerusalém, Itajaí (SC)

Opinião compartilhada por Vinícius Simões, Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina, Diocese de Naviraí (MS). “A assistência social dentro da RCCBRASIL é resultado da fé que a gente ora. Ela evidência para o mundo que o batismo no Espírito Santo provoca também resultado na área social”.

A ideia de promover essa ação social durante o ENF foi coordenada pelo Ministério de Promoção Humana da RCCBRASIL. Segundo Sheila Damaceno, coordenadora do Ministério, a iniciativa surgiu com base em um dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja que diz que a caridade é uma responsabilidade do cristão. “Então, nós como Renovação Carismática Católica, temos esta responsabilidade para com o outro em razão da solidariedade que nós somos provocados a viver. A caridade, a solidariedade é uma responsabilidade do batizado no Espírito Santo”.

Com um intervalo de apenas um ano, quando a ação foi realizada pela primeira vez no ENF passado, a quantidade arrecadada quadruplicou. Para a coordenadora do ministério, isso é resultado da generosidade do povo movido pela ação do Espírito Santo. 

“Nosso povo é um povo generoso porque o batismo no Espírito Santo nos provoca a isso, então é importante que esse testemunho seja evidente em nós. Não é uma coisa forçada, é natural, o Espírito Santo age dentro de nós para que isso seja extrapolado porque não há como reter o que o batismo nos provoca”

Sheila Damaceno - coordenadora do Ministério de Promoção Humana

As doações serão destinadas a instituições de assistência social que ficam na região do Escritório Nacional da RCCBRASIL, localizado na cidade de Canas (SP). São elas Comunidade Porta do CÉU, que promove tratamento e recuperação de dependentes químicos e o Lar São José, uma casa longa permanência na cidade de Guaratinguetá (SP).

:: Confira a cobertura oficial do ENF 2024

:: Veja a galeria de fotos do ENF 2024