Neste domingo (28), último dia do Encontro Nacional de Formação (ENF) 2024, os participantes foram agraciados com uma manhã de profunda espiritualidade e reflexão. O dia começou com uma emocionante oração vocacional, liderada por sacerdotes, religiosas e seminaristas presentes no evento. O momento, carregado de significado, inspirou os corações a se entregarem verdadeiramente à vontade de Deus e a buscar águas mais profundas.

Irmã Onilda Ferndes Silva, carmelita Mensageiros do Espírito Santo, compartilhou sua experiência neste ENF, descrevendo-o como um período de restauração e renovação vocacional. “O Senhor restaurou a minha vocação, renovou, me fez voltar, de novo, ao primeiro amor”, relatou ela, enfatizando a importância de permanecer constantemente na vocação à qual Deus a chamou.

A última pregação do encontro foi conduzida por Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação e trouxe à luz o tema “É necessário estar com eles quando vier Jesus”. Por meio de uma encenação teatral da passagem de João (20, 19-29), Rabello destacou a importância da união entre a comunidade, vivendo como Igreja e como grupo de oração.

A vida de Tomé, discípulo de Jesus, foi apresentada como exemplo, revelando a importância de permanecer junto aos outros discípulos quando Jesus apareceu. O pregador, destacou as chagas de Cristo como testemunho da ressurreição. 

“Tocar as chagas era uma maneira que Ele estava dando aos apóstolos de que eles fossem testemunhas oculares da Ressurreição” e continuou: “Para nós, a Chaga é testemunho”

Leandro Rabelo - coordenador do Ministério de Pregação

O chamado para testemunhar a Cristo vivo e ressuscitado foi proclamado como missão fundamental dos cristãos, especialmente para os participantes carismáticos. “Ser cristão por excelência é ser, todos os dias, a ressurreição do Senhor”, enfatizou Rabello.

A pregação terminou evidenciando a importância de permanecer nos grupos de oração, cumprindo o chamado de Deus, e a necessidade de estar em comunidade. “Isolar-se é perder a oportunidade de estar com Jesus”, e que “sair do cenáculo é virar as costas para as promessas. Por isso, permaneçamos no cenáculo com os irmãos, quando Jesus vier”, finalizou ele.