![](https://novoportal.rccbrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-25-at-17.25.13-768x512.jpeg)
Na 5ª pregação do, Dom José Aparecido, Bispo Diocesano de Itumbiara (GO) e Assistente Eclesiástico da RCCBRASIL, fomos convidados a refletir sobre a figura de Maria Santíssima como sinônimo de consolo e esperança. Por meio do tema “Não estou Eu aqui que Sou a tua Mãe?” – um olhar para maria santíssima, testemunha mais elevada da esperança?”, o Bispo falou sobre a presença consoladora e encorajadora de Maria junto à Igreja e ao povo de Deus.
Maria: Mãe de esperança e consolo
Com base em diversas passagens bíblicas, Dom José ressaltou a docilidade, o zelo e a maternidade divina de Maria. Ele relembrou momentos marcantes de sua trajetória: como o anúncio do anjo Gabriel, o nascimento de Jesus, sua intercessão nas Bodas de Caná, sua fidelidade durante a Paixão e Morte de Cristo, e sua presença constante na vida pública e íntima de Jesus. “Maria sempre foi símbolo de esperança e consolo para o povo”, afirmou o bispo.
De acordo com ele, em cada etapa, Maria se apresentou como uma mãe zelosa, carinhosa e pronta para acolher o Filho de Deus e todos os seus filhos espiritualmente. “A Virgem Assunta aos Céus não nos abandona. Ela está aqui, no seio e no coração da Igreja”, disse Dom José, demonstrando a proximidade de Maria em nossa vida cotidiana.
Maria: fonte de coragem e perseverança
Outro aspecto sobre Maria abordado por Dom José é o seu papel como fonte de coragem e perseverança para os cristãos. Ele comparou o momento de encerramento do ENF à experiência de Pedro, Tiago e João no Monte Tabor. Após contemplarem a glória de Jesus, os apóstolos foram chamados a descer e retomar suas missões. “Agora que vimos o Senhor resplandecente de luz, é hora de voltar às nossas lideranças missionárias, ao compromisso de anunciar o Evangelho”, declarou o bispo. Ele encorajou os participantes a não temerem as dificuldades, lembrando que o céu está ao lado de todos aqueles que proclamam a fé, guiados pela intercessão da Virgem Maria.
Dom José concluiu sua pregação com um chamado à docilidade e à confiança. “De Maria, nunca falamos o bastante. Ela participa do mistério da redenção e é a rainha dos céus, sempre intercedendo por nós. Perseveremos, porque a Virgem Maria nos dá a força para ir até o fim.”