A manhã do quarto dia do ENF 2025 foi marcada por um intenso momento de oração e clamor pelo Espírito Santo. Reunidos como uma grande família carismática, participantes vivenciaram momentos emocionantes conduzidos por Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, e alguns ex-presidentes. A celebração também foi uma oportunidade para reforçar a unidade, a história e a missão do Movimento.
Vinícius Simões, acompanhado de ex-presidentes do Conselho Nacional, como Reinaldo Beserra, Kátia Roldi Zavaris e Marcos Volcan entraram no espaço do evento carregando relíquias de 1º grau de Santa Elena Guerra, o estandarte do Espírito Santo e uma imagem da santa, reconhecida como “apóstola do Espírito Santo”. O momento foi repleto de significado, como destacou Vinícius:
“Diz a antiga tradição que quando há uma relíquia de um santo entre nós, o próprio santo está presente. Hoje, juntos, como irmãos em oração unânime, queremos clamar por uma nova efusão do Espírito Santo. Que Ele venha impactar nossas vidas, nossos grupos de oração e todo o Brasil".
Antes do clamor iniciar os ex-presidentes compartilharam algumas reflexões sobre o legado de Santa Elena Guerra e a missão da RCCBRASIL. Reinaldo Beserra falou sobre a importância da devoção ao Espírito Santo, especialmente no Brasil, que teve um papel fundamental na divulgação da vida e obra da santa.
“O Senhor honrou a renovação carismática católica e essa nossa devoção, esse nosso empenho em tornar o Espírito Santo conhecido e amado. Então que Deus seja louvado e bendito, e que a renovação siga nesse propósito de ser o rosto, memória e sinal de Pentecoste no mundo".
Marcos Volcan destacou o papel simbólico dos elementos carregados durante a procissão e a necessidade de desejar, com sinceridade, ardor e constância, a presença do Espírito Santo.
“Devemos nos aproximar de Deus para que Ele também se aproxime de nós. Deseje com sinceridade e constância”.
Kátia Roldi Zavaris trouxe uma mensagem de motivação e responsabilidade. Ela lembrou que, assim como Santa Elena Guerra, cada carismático tem a missão de propagar o amor ao Espírito Santo.
“Santa Elena Guerra é nossa amiga e intercessora. Sua missão foi preparar o caminho para o Espírito Santo ser amado e invocado. Essa tarefa agora é nossa, porque muitas almas ainda precisam ser transformadas pelo Espírito”
Após os discursos, Vinícius Simões convidou todos a cantarem o tradicional “Veni Creator” que foi seguido por um momento fervoroso de oração. O clamor, repleto de cânticos e preces, envolveu todos os participantes em uma atmosfera de fé e comunhão. A invocação pelo Espírito Santo renovou o compromisso de cada participante em levar adiante a missão do Movimento. Como disse Kátia Roldi Zavaris, “não temos o direito de desistir”.