A tarde desta quinta-feira (23) no Encontro Nacional de Formação (ENF) 2025 foi marcada por momentos de intensa espiritualidade, aprendizado e partilha. Diversos workshops ministrados por religiosos e especialistas proporcionaram aos participantes formações profundas e práticas, alinhadas ao tema central do evento. Abaixo, um resumo das principais palestras e reflexões.

Ministério de Comunicação

Com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está em vossos corações”, ministrado por Kathia Arango, o workshop destacou a importância de ir além das mídias sociais para evangelizar de forma criativa. “Nossa esperança é Jesus, e precisamos levá-lo às pessoas de maneira nova e inspirada pelo Espírito Santo”, enfatizou. Os comunicadores foram encorajados a buscar discernimento divino para transmitir a mensagem com mansidão e fidelidade.

Ministério de Formação

Com o tema “Aprofundar as raízes” o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, fez uma analogia sobre raízes e a espiritualidade. Ele destacou que “uma raiz profunda gera frutos verdadeiros e dá vida ao mundo.” Formadores foram convidados a aprofundar-se na oração, estudo e vivência do Batismo no Espírito Santo para fortalecer suas raízes e frutificar no ministério.

Ministério de Intercessão

Meire Santos, coordenadora nacional do Ministério de Intercessão, trabalhou o tema “reconstruídos na esperança” onde falou sobre a necessidade de uma postura de esperança e intimidade com Deus. “Antes de enfrentar os desafios, precisamos ser moldados no coração misericordioso do Senhor, onde Ele nos equipa e fortalece”, declarou, apontando a intercessão como um reflexo de vida.

Ministério de Oração por Cura e Libertação

A coordenadora nacional, Telma Jaques Coelho Dutra, destacou que os ministros de cura e libertação devem buscar transformação pessoal antes de atender os outros. A partir do tema “Anunciando o ano da Graça” e disse “vocês precisam sair daqui curados e libertos para melhor servir seus grupos de oração”, afirmou, ressaltando a fidelidade a Jesus como essencial para o exercício do carisma.

Ministério de Promoção Humana

Na pregação que teve como tema “A grandeza do chamado que o Senhor me fez”, Luciana Neves, secretária-geral da RCCBRASIL, falou sobre o papel do ministério como expressão concreta do amor divino. “Não podemos deixar que ninguém saia da nossa presença sem conhecer nosso Senhor Jesus Cristo”, exortou, incentivando os membros a ressignificar sua missão com entusiasmo e dedicação.

Ministério de Fé e Política

O deputado estadual pelo Paraná, Evandro Araújo, abordou o tema do bem comum, destacando a necessidade de transcender regras por meio de uma visão ética e moral. Ele reforçou a importância da transcendência e dos valores religiosos como guias para uma sociedade justa.

Ministério para Crianças e Adolescentes

Fabíola Mendes Renner, coordenadora nacional do Ministério, compartilhou orientações para 2025 e ressaltou que o serviço no Ministério é um chamado, não um favor. Apresentou o tripé do trabalho: testemunho, proclamação e obras, além de lançar a música tema para crianças deste ano, composta por Elisabete Ribeiro, da Diocese de Apucarana (PR).

Ministério de Pregação

O professor Felipe Aquino foi o responsável por tratar do tema “Ensinamentos do apóstolo Paulo aos pregadores” que destacou a pregação como sendo um chamado irrevogável de Deus. Ele encorajou os pregadores a basearem sua missão na Palavra de Deus, na doutrina da Igreja e no amor pelas almas, citando Santo Afonso de Ligório: “Se houvesse apenas uma alma no mundo, Jesus morreria por ela.”

Ministério para coordenadores de Grupo de Oração

Vicente Sousa Neto, Membro da Equipe Nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação, com o tema “O que é um Grupo de Oração segundo o Projeto de Deus?” refletiu sobre a essência dos grupos de oração como locais de encontro com Deus e a comunidade. Ele enfatizou que o batismo no Espírito Santo e a vivência da unidade são fundamentais para que os grupos reflitam o projeto de Deus.

Ministério para as Famílias

O workshop deste Ministério foi conduzido pelo padre Jucemar Maria da Cruz, sjs, Prior Geral do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, que teve como tema “Vós famílias sois a Esperança da Igreja e do mundo”. Em sua reflexão falou sobre a sublime dignidade da família, destacando a missão de educar os filhos segundo as leis de Deus e restaurar os laços familiares. “Precisamos reaprender a contemplar a beleza de ser família”, declarou, inspirando os presentes a renovar a esperança.

 

A diversidade de temas e a profundidade das formações marcaram a tarde do ENF 2024. Os workshops reforçaram a missão da Renovação Carismática Católica (RCC) de formar lideranças enraizadas na espiritualidade, com visão de serviço e transformação pessoal e comunitária.

 

 .: Veja a galeria de fotos oficial do ENF nesta quinta-feira