A inquietação já era recorrente em muitos corações. E a publicação do texto “Vamos recristianizar o Natal”, da coordenadora nacional do Ministério de Comunicação, Lúcia Volcan Zolin, motivou muitas iniciativas: textos publicados nos sites diocesanos e estaduais da RCC, dos Grupos de Oração, nos blogs de membros do Movimento. Até na rádio o texto foi parar. Enfim, a repercussão foi grande.
Muitos e-mails contando iniciativas e testemunhos chegaram ao nosso endereço eletrônico. Um deles já está publicado na seção Testemunhos do portal – clique aqui para ler. Todos eles com a mesmo sentimento: o Natal está perdendo seu verdadeiro sentido.
Aline Sampaio, de Sorocaba/SP, lembra-nos, enquanto vivemos nesse mar de ‘compre’, ‘aproveite’, ‘presenteie’, de que “nós, católicos, discípulos missionários e evangelizadores de Jesus, devemos – e muito – lembrar que Natal não é só o presente predileto, mas o Menino Deus que se faz presente”.
Iniciativas
As ações para deixar o Natal mais próximo de seu real sentido passam por diversos campos.
O professor Irineu Lopes propôs aos seus familiares uma novena de Natal pela Internet. Seu grande final será em uma partilha em sua casa.
Edmo Acioli, de Maceió/AL, aproveitou o talento do seu pai para a composição e gravou um CD com músicas inéditas sobre a data do nascimento de Jesus.
A maior parte das mensagens faziam menção a um personagem que tenta há muitos anos tomar o lugar de protagonista da festa, e que tem sido bem sucedido, talvez até por falha nossa em impedir: o Papai Noel.
Felippe Nery, de Rio Branco/AC, está organizando uma novena de natal no seu local de trabalho e já nota a empolgação de seus colegas com a ideia.
Ernani Bertolini, de União da Vitória/PR, participa de uma campanha, em sua cidade, que visa lembrar as crianças do verdadeiro centro da festa. Não o Papai Noel, mas sim o Menino Deus que nasceu para nos salvar.
Outra professora, Juliana Mendes, aproveitando-se da sua profissão, trocou o foco dos trabalhos dos seus alunos: ao invés de pintarem desenhos com duendes e presentes, eles pintam presépios, estrelas de Belém e anjos.
Enfim, as iniciativas são muitas. E assim devem ser. Dessa maneira, nossa missão de colocar Jesus no centro do Natal novamente obterá sucesso!
Se você tem iniciativas como essa, nos envie: mande um e-mail para o endereço dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br.
VAMOS RECRISTIANIZAR O NATAL!
Saiba mais:
Qual o sentido de nosso Natal?