Neste período marcado pela reflexão, renovação espiritual e conversão de vida, deve ecoar em nosso coração o chamado à solidariedade, princípio da Doutrina Social da Igreja Católica. Durante esse tempo, somos desafiados a ouvir as vozes daqueles que gritam em nosso caminho e a agir em resposta a suas necessidades.

O chamado à escuta

A Quaresma é um convite para nos aproximarmos do nosso próximo, a abrir nossos ouvidos para ouvir os esquecidos, os que necessitam de cuidado e apoio, os marginalizados e silenciados pela pobreza e injustiça. Escutar durante esse período significa estar atento aos clamores por justiça, dignidade e amor ao próximo. Devemos nos aproximar das realidades das pessoas, IR ao seu encontro, deixando-nos impactar por suas histórias e necessidades.

A importância da ação

A escuta deve nos impulsionar à ação concreta, rompendo o silêncio da indiferença, do isolamento e do egoísmo. Durante a Quaresma, podemos responder ao chamado à solidariedade de diversas formas:

1.   Oração: Dedique tempo diário à oração pela paz, justiça e superação das desigualdades. Reze pelas pessoas em situações vulneráveis, pedindo conforto e oportunidades para uma vida digna.

2.   Esmola: Contribua com instituições de caridade locais, apoie projetos que visem o bem-estar dos necessitados e ofereça ajuda a quem está em dificuldades próximo a você.

3.   Jejum: Além da abstinência de alimentos, jejue de seus excessos, privilégios, hábitos e consumismo. Redirecione recursos economizados para causas solidárias ou pessoas que necessitam de ajuda financeira.

4.   Ações Práticas: Engaje-se nas campanhas de sua paróquia, ações solidárias, programas de voluntariado e projetos de transformação social local.

Exemplos concretos

– Arrecadação de alimentos, roupas e materiais para famílias   carentes;

– Visitas a asilos, hospitais e prisões, levando a palavra de Deus e conforto aos que estão em solidão;

– Iniciativas de preservação ambiental, limpeza de ruas, lagos, rios e cuidado com a casa comum;

– Ofereça o seu trabalho de graça para alguém que necessite de apoio profissional.

Em resumo, a Quaresma é um tempo para viver a solidariedade, seguindo o exemplo de Jesus. Escutar os clamores daqueles que sofrem e agir em resposta é uma forma de viver a fé católica e contribuir para um mundo mais justo e solidário. Que esse tempo de Quaresma seja de renovação espiritual e compromisso com a vida de todos os nossos irmãos. Deixemos que o Espírito Santo nos conduza!

 

Maycon Moreira Pinto

Grupo de Oração Restauração

Sombrio, Diocese de Criciúma – SC

Membro do núcleo nacional do

Ministério de Promoção Humana