“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4,3)
O servo intercessor tem como característica marcante a intimidade com o Senhor. Buscar a santidade é um imperativo que Deus faz a todos aqueles que são chamados a estarem junto dEle. Assim, toda a vida e a missão do intercessor deve ser embasada na santidade.
Na história da salvação temos grandes exemplos de homens e mulheres de coração purificado e justo que se posicionaram em atitude de defesa do povo com orações fervorosas e foram ouvidos por Deus. Abraão era próximo ao coração de Deus, por isso, o Senhor não ocultou dele quando estava prestes a destruir Sodoma e Gomorra (Gn 18,17). Abraão argumenta com Deus – “Se houver cinquenta justos… quarenta… dez justos” – e o Senhor responde: “Por causa dos dez justos não a destruirei” (cf. Gn 18, 16-33). Pela intercessão de Abraão a cidade não foi destruída. Moisés interveio em favor do povo de Israel muitas vezes e o Senhor escutou o clamor dele “o Senhor respondeu: ‘Eu perdoo, conforme o teu pedido’ (Nm 14,20)”. Maria, intercessora poderosa “encontrou graça diante de Deus” (Lc 1,30). Na trilha para a santidade é necessário percorrer os caminhos dos santos e fazer de cada dia uma oportunidade para recomeçar.
O exercício do Ministério de Intercessão é um permanente deter-se na brecha, é um contínuo aproximar-se de Deus e, o pecado, nos separa da intimidade e da comunhão com Ele, “quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades, nem perjura para enganar seu próximo” (Sl 23,3-4). Só podemos aproximar do que é santo se tivermos puros, portanto, a santidade pessoal é um atributo essencial na vida do intercessor. É necessário que cada intercessor tenha uma busca constante por vida de santidade.
A vivência das práticas espirituais é um caminho certeiro na preparação pessoal de vida de oração, são degraus que subimos diariamente na construção do nosso relacionamento com o Senhor. A busca pela santidade é um contínuo deixar-se moldar pelo Espírito Santo. “Se viverdes segundo a carne morrereis; mas se pelo Espírito, mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são movidos pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus” (Rom 8,13). É necessário deixar-se ser guiado pelo Espírito Santo de Deus, tal é a lógica para quem quer avançar em grau de santidade, “se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito” (Gl 5,25). Ele nos capacita para crescermos no conhecimento da vontade de Deus e darmos fruto de santidade, “nos assiste em nossas fraquezas”, mora em nós, ora em nós, nos leva a verdade plena. O Espírito Santo é o santificador!
Todo intercessor é convidado a “reclinar a cabeça no peito de Jesus” (cf. Jo 13,25) em atitude de intimidade, e assim, alicerçar uma trajetória que se chama, amizade com Deus. Esta construção requer esforço, perseverança e confiança. E a partir deste relacionamento, escutar o que Ele deseja de nós, ouvir a Sua voz claramente ao coração e obedecer a voz do Mestre, que nos pede santidade para estarmos unidos a Sua vontade!
Nos dirijamos Àquele que é três vezes Santo, que é fonte de toda santidade, pedindo que nos impulsione a prosseguir decididamente, abandonando o pecado e todas as suas manifestações, dando essa resposta “vou ser santo, esta é minha resposta, vou ser santo, eu digo sim, Senhor!” .
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão
INTENÇÕES PERMANENTES
1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;
2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;
3. Pelo Novo Serviço Internacional – CHARIS e seus membros;
4. Pela Presidência do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;
5. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;
6. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;
7. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;
8. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;
9. Pela casa de missão da RCCBRASIL no Marajó e pelos missionários e missionárias;
10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;
11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;
12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;
13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;
14. Pela erradicação dos vírus causadores da Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.
INTENÇÕES DO MÊS
– Pela Reunião do Conselho Nacional da RCCRASIL, de 25 a 29 de setembro em Aparecida – SP;
– Pela Conferência Nacional de Líderes Juvenis, de 27 a 29 de setembro em Aparecida – SP;
– Pelos Congressos da RCC do mês de outubro, dias 05 e 06 – Mato Grosso do Sul, dias 18 a 20 – Roraima, dias 19 e 20 – Mato Grosso, dias 25 a 27 – Bahia, 26 e 27 – Espírito Santo.