Tudo que vivemos na igreja em comunidade eclesial, de alguma forma reflete em nossas comunidades domésticas, afinal, não somos, indivíduos isolados. E o que é a Comunidade (igreja), se não, uma grande família, formada por famílias?

Somos convidados, como igreja e como movimento RCC, a viver em nossas igrejas domésticas a quaresma na sua essência, compreendendo que a quaresma é o tempo favorável, tempo de conversão de vida, de transformação pessoal e de esperança na ressurreição de Jesus Cristo.

 

No tempo quaresmal somos convidados a voltarmos nosso coração de forma mais intensa à oração, à prática da caridade e à renúncia a tudo que não seja essencial em nossas vidas. Quando conseguimos colocar esses propósitos em prática dentro de nossas casas, viveremos não só um bom período quaresmal, como experimentaremos as graças de Deus em nossas vidas.

“É tempo de agir e, na Quaresma, agir é também parar: parar em oração, para acolher a Palavra de Deus, e parar como o Samaritano em presença do irmão ferido. O amor de Deus e o do próximo formam um único amor. Não ter outros deuses é parar na presença de Deus, junto da carne do próximo”

Papa Francisco (Mensagem para Quaresma 2024)

Algumas sugestões práticas que podem ser implantadas nesse período:

         1.   Intensifique a oração.

É tempo de nos valermos de todos os recursos que nos levem a uma intimidade com Deus, diante das inúmeras atividades do dia a dia, reservar um momento para a oração em família, se possível, antes das refeições, façam de forma espontânea, agradeçam a Deus e entreguem todos os membros da casa.

 2.   Renuncie a alguma coisa

Reduza o tempo que você permanece no WhatsApp, no Instagram, TikTok e no Facebook e utilize esses minutos para se dedicar àqueles que estão com você. Conversem mais, olhem nos olhos…

 3.   Faça algo de Concreto pelo outro.

Muitas vezes ajudamos os que estão na rua, doamos alimento, roupas, calçados, fazemos visita a pessoas e lugares, e nem sempre dedicamos atenção, tempo e cuidado com os que estão dentro de casa. Faça um gesto concreto de ajuda pra alguém que está em casa, com certeza alguém precisa de algum auxilio seu, doe, ajude, ampare, escute…

 4.   Dedique tempo, para leitura espiritual.

Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual. Além de ler a bíblia diariamente, leia livros, artigos, que te abasteçam nesse período. Existem livros sobre histórias dos Santos ou até filmes e documentários que podem ser vistos em família, aproveitem para fazer reflexões sobre o que cada um observou e que mais marcou na leitura ou vídeo.

Enfim, a Quaresma é o tempo propício para reconciliação, para aproximação com Deus e com os nossos. Viva a Quaresma em sua casa como presente de Deus para sua família.v

Josemar Araújo e Noélia Paixão

Coordenadores do Ministério para as Famílias da RCCBRASIL

Grupo de Oração Fé e Vida no Senhor, Vila Velha (ES)