A Festa da Misericórdia é celebrada todo primeiro domingo após a Páscoa. Ela foi instituída no ano 2000, pelo Papa João Paulo II. Por providência divina, ele foi canonizado nesta festa, em 27 de abril de 2014. A propagação dessa devoção também foi um grande apostolado de Santa Faustina, responsável pela propagação do tão conhecido terço e quadro da Misericórdia. Conheça as promessas que envolvem a oração terço.

 

alt Jesus promete acompanhar aquele que reza este Terço com Sua benevolência durante toda a sua vida

“As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia, durante a sua vida… (D § 754); Oh! que grandes graças concederei às almas que recitarem este Terço. As entranhas da Minha misericórdia comovem-se por aqueles que recitam este Terço (D § 848); Minha filha, exorta as almas a rezarem esse Terço que te dei. Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam (D § 1541) – se estiver conforme à sua vontade” (D § 1731).

 

alt Jesus promete particular assistência na hora da morte

“Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte” (D § 687; cf. § 754; § 1541).

 

altJesus promete olhar para toda a humanidade com compaixão

“Minha filha, agrada-Me a linguagem do teu coração; pela recitação desse Terço aproximas a Humanidade de Mim” (D § 929).

 

altJesus promete a graça da paz e da conversão aos pecadores

“Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia (D § 687); quando os pecadores empedernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas…” (D § 1541).

 

altJesus promete particular socorro ao agonizante pelo qual rezamos

“Defendo toda alma que recitar esse Terço na hora da morte, como se fosse a Minha própria glória, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante, eles conseguirão a mesma indulgência. Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma e abrem-se as entranhas da Minha misericórdia, movidas pela dolorosa Paixão do Meu Filho” (D § 811; cf. § 810; § 834; § 1035; § 1036; § 1541; § 1565; § 1797).

 

Como rezar o terço

alt

Pai-Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

 

Creio

Creio em Deus-Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo,

na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

 

Nas contas grandes

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

 

Nas contas pequenas

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

 

No fim do Terço diz-se três vezes

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

 

—————
As promessas são retiradas do livro “Diário de Santa Faustina”.
Fonte:
Santuário da Divina Misericórdia