Amados irmãos, Graça e Paz!

Após cinquenta dias daquela Boa Notícia: Jesus não está morto, Ele Ressuscitou e está conosco! Somos confirmados, batizados com o Espírito da Verdade que nos recorda e nas faz entender toda a vontade de Deus para nós, seus filhos. “De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito”(1Cor 12,13). Somente aqueles que são batizados com o Espírito são capazes de professar com alegria a fé no Deus trino que é Amor. Somente aqueles que experimentam a graça de serem batizados com o Espírito fazem do Evangelho seu modelo de vida.

O Senhor nos envia o Seu Espírito em Pentecostes para nos congregar numa perfeita harmonia. Ele envia o Paráclito para nos confirmar na fé que nos faz dizer em alta voz: Jesus é o Senhor! Ele nos envia o Espírito Santo para vivermos na unidade atestando N’Ele estarmos congregados num só corpo e num só Espírito.

Hoje é dia de renovarmos a presença desse Espírito em nós. Dons e Carismas nos foram concedidos abundantemente como instrumentos que devem estar a serviço da comunidade. Não devemos jamais esquecer ou enterrar os dons que o Senhor neste dia nos presenteia. É graça que deve se transformar em bem para a nossa comunidade, de modo particular, nos somos Seminários e Casas de formação.

Certa vez Santa Terezinha do Menino Jesus disse: “Devo florescer onde o Senhor me plantou!” Devemos sempre nos perguntar: “Onde o Senhor me plantou?” Agora faça outro questionamento: “Estou gerando vida no local onde o Senhor me plantou?” Responda para si, leve a sério essas inquietações e agora comece a dar frutos, não importa se seja um ou dois ou pouco mais… o importante é que sejamos membros do Corpo de Cristo em atuação, prontos para fazermos o bem onde o Senhor nos pede.

Esses dias fomos agraciados com as palavras do Santo Padre o Papa Francisco, que se dirigiu de forma carinhosa a nós carismáticos. Fortes palavras o Papa nos proferiu, nos exortou para uma aproximação aos pobres e a vivência da unidade, pois, esta sim vem de Deus, afirmava o Papa (cf Discurso do Papa Francisco aos participantes do 37º Encontro Nacional da Renovação Carismática Católica da Itália). E o Papa fez questão de iniciar seu discurso definimos quem somos na e para a Igreja: “uma corrente de graça na e para a Igreja”. Sabe o que quer dizer isso meu irmão? A Renovação Carismática Católica é como quer um bálsamo que perfuma toda a Igreja de Jesus Cristo. Portanto, a nossa missão é perfumar todos os ambientes da nossa Igreja com o aroma doce e inebriante do Espírito Santo. Mas, se onde você está plantado, ainda resiste a divisão, a intriga, a inveja e a fofoca estão dominando o mau cheiro do inimigo. Levemos, pois, o bálsamo restaurador e purificador que escorrerá sobre todos e tudo será renovado. Eis a nossa missão!

O Papa Francisco dirigindo-se aos sacerdotes pediu uma aproximação íntima com Jesus Cristo, por meio da oração e adoração. Essas palavras devem tocar também o nosso coração, porque “o seminarista já é sacerdote no coração de Deus” (Mons. Jonas Abib). O inimigo não resiste a um seminarista de joelhos no chão. A oração é fruto do Espírito Santo e aquele que faz parte do Corpo de Cristo não pode ficar sem oração. Somente um coração desejoso de se encontrar com Jesus, O tudo de sua vida é capaz de amar sem medidas! Não esqueçamos, orar e adorar! Estamos entrando num período de férias, mas não podemos jamais tirar férias dos encontros com Jesus. O Espírito nos impulsionará a oração e adoração, mas precisamos ser dóceis ao Ele. Se não prestarmos docilidade à ação do Espírito, a graça vai passar e perderemos a unção. Não podemos perder jamais a unção que o Senhor nos deu neste dia de Pentecostes: o Dom do Espírito!

Quero aproveitar para convidar a todos para os retiros estaduais que acontecerão em todas as regiões do Brasil. Não perca esse tempo de derramamento do Espírito e de confirmação da nossa vocação. Mais de 500 seminaristas estarão reunidos em vários estados do país clamando uma nova efusão do Espírito. É obra de Deus! Uma nova raça de sacerdotes está surgindo na Igreja, jamais para dividir, mas para proclamar que a graça da Unidade vem da Cruz! Irmão seminarista, se você ainda não fez a sua inscrição procure seu coordenador estadual e garanta já a sua presença.

Por fim, permaneçamos unidos em Cristo e grandes coisas Ele há de realizar em nossa vida de vocacionados. Que o Espírito da Unidade e da Paz esteja presente em todas as suas decisões e que Nossa Senhora de Pentecostes te cubra com o seu manto de amor e de concórdia!

Vinde, Espírito Santo!

Em Cristo,

William Francisco da Silva

Seminarista da Diocese de Caruaru/PE

Coord. Nac. do Ministério para Seminaristas RCCBRASIL