Grupos de Oração transbordantes do Espírito! Grupos transbordantes de Amor. Grupos transbordantes dos Carismas. Nossos Grupos são chamados a ser assim! Alguns elementos são essenciais para que vivamos dessa forma, e assim, cumpramos a Missão confiada à RCC pelo Senhor, de levar todos à experiência do Batismo no Espírito Santo.

 

Um Grupo de Oração cheio do Espirito Santo é aquele em que se vive a experiência de Pentecostes em cada reunião. Somos apóstolos do Espírito Santo e embaixadores da Cultura de Pentecostes. O Grupo de Oração cheio do Espírito é aquele que realiza o que é chamado a ser: um lugar de encontro, festa, oração, partilha, meditação da Palavra e relacionamento com os irmãos.

O Espírito Santo nos chama e congrega no Grupo de Oração. Reunimo-nos em Nome do Senhor Jesus, e, juntos como irmãos, louvamos a Deus Pai que nos criou e nos enviou Jesus para nos salvar e redimir de todos os nossos pecados.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da RCC e sua expressão máxima, sendo composto por três momentos: o Núcleo de Serviço, a Reunião de Oração e o Momento de Perseverança.

O Núcleo de Serviço cheio do Espírito é composto por todos os que coordenam o Grupo de Oração, que devem viver a vida no Espírito em todo a sua essência. Pessoas de oração, testemunho de vida, intercessão pelos irmãos, relacionamento fraterno, que vivem o perdão e a reconciliação. Pessoas que renunciam à vida mundana para seguir Jesus, que têm vida sacramental e que amam a RCC, querendo a cada dia conhecê-la mais e nela crescer. Esse Núcleo assume o chamado de Deus de levar todos que o Senhor atrair ao encontro com Jesus Vivo e Ressuscitado, encontro este que acontece por excelência na Reunião de Oração semanal.

Todos do Núcleo são corresponsáveis pela dinâmica da Reunião de Oração. Ninguém pode ficar de fora. A Reunião será tão frutuosa quanto for a organização do Núcleo. O Núcleo de Serviço do Grupo cheio do Espírito é aquele que se prepara na oração comunitária semanal (e cada participante, em sua oração pessoal), no exercício dos carismas, buscando conhecer a vontade de Deus, se preparando para realizar a vontade Dele, meditando a Palavra para pregá-la, estudando a Palavra para se manter na graça, cuidando da vida interior com jejuns, abstinências, oferecimento em Eucaristias, para ter o que oferecer aos  participantes. Um Núcleo que cultiva momentos de intercessão pela realidade das pessoas, oração do Rosário pelo crescimento dos participantes, que ora com ousadia para que se realizem curas e milagres durante as orações no Grupo.  Enfim, um Núcleo comprometido com a vida, com o  crescimento e, principalmente, com a salvação dos participantes. 

O Núcleo e os servos do Grupo de Oração cheios do Espírito planejam, organizam e executam o Pastoreio de cada participante, procurando não perder nenhuma das ovelhas, se dispondo a escutá-las, fazendo o atendimento  das necessitadas,  aconselhando as que pedirem e orando pela cura das enfermas. Elas devem crescer e se fortalecer para responder com fé aos diversos desafios do mundo. 

A Reunião de Oração

A Reunião de Oração é o momento  oportuno para o recebimento da Efusão do Espírito Santo. Todos os passos da Reunião de Oração devem ser em direção ao derramamento do Espírito. Ninguém deve sair do Grupo de Oração sem ter recebido essa Graça. Um Grupo cheio do Espírito tem sua Reunião cheia de Louvor – oração que nos leva a uma profunda intimidade e exercício de fé em nosso Deus que é Uno e Trino. Devemos sempre louvá-LO por aquilo que Ele é, por aquilo que Ele nos fez,  fará e   está realizando em nós. O louvor é a oração por excelência da RCC. 

As diversas orações realizadas na Reunião de Oração, como as de louvor, de petição, de perdão dos pecados, de agradecimento – guiadas pela Palavra – enfim, todas as orações devem levar à oração de pedido do Derramamento do Espírito Santo. Isso é fundamental em cada Reunião de Oração! Tudo deve convergir para esse operar poderoso do Espírito. O Núcleo se prepara e planeja a Reunião para que nela essa Graça se manifeste. Todos os ministérios devem trabalhar com esse objetivo.

O Batismo no Espírito Santo é necessário, fundamental, indispensável e característico do Grupo cheio do Espírito. Sem Batismo no Espírito poderíamos dizer que esse Grupo não é de identidade carismática e, ainda: que esse Grupo não é cheio do Espírito. Os carismas são consequências do Batismo no Espírito Santo, que atualiza as graças das primeiras comunidades cristãs, descritas nos Atos dos Apóstolos, com toda ousadia e parresia que lhes eram peculiares. Por isso, podemos dizer que o Grupo de Oração é uma referência às reuniões das primeiras comunidades cristãs  e deve atualizar os frutos de Pentecostes a cada semana. A RCC assumiu esse chamado de viver na abundância da Graça, nesse derramamento perene do Espírito.

Os participantes do Grupo experimentam das graças provenientes do Batismo no Espírito em cada reunião. Entre essas graças frequentes estão os carismas de Línguas, Profecia, Interpretação das Línguas, os carismas de Palavra de Ciência e de Sabedoria nas orações por cura e libertação e o permanente exercício do carisma da Fé.

Os dons e os carismas devem ser despertados e exercitados, principalmente gerando o amor entre os irmãos. O derramamento do Espírito gera carismas e o Grupo cheio do Espírito é aquele que assume com coragem esse despertar. Poderíamos chamar de Grupos “quentes” aqueles que se comprometem com o Chamado de Deus e exteriorizam essas manifestações do Amor de Deus, apoiados no sentido de que esses carismas são para a comunidade do Grupo de Oração. Não são ostentações e, sim, serviços para ajudar os participantes em suas carências e necessidades. É a manifestação do Espírito que dá o diferencial quanto à qualidade do Grupo de Oração.

Além dos dons carismáticos, chamamos atenção para os dons infusos e as virtudes. Todos são manifestações do Espírito e devem ser, do mesmo jeito, exercitados.

Esse momento da Reunião de Oração é também momento da evangelização querigmática,  evangelização fundamental que leva a adesão do participante à Vida em Cristo. O Querigma se dá através da música,  da dinâmica das orações e, principalmente, através da pregação da Palavra. As pessoas são chamadas a fazerem a sua opção por Jesus e a se converterem, vivendo com Ele, como Senhor de suas vidas.

 E a Efusão do Espírito prometida e realizada pelo Senhor Jesus leva os participantes a despertarem e viver os seus frutos, tais como o zelo apostólico, vida de oração comunitária e pessoal, vida sacramental, amor à Palavra de Deus, mudança radical de vida, testemunho de vida no Espírito, conversão, vida comunitária e eclesial, exercício dos carismas e ao compromisso  com a evangelização. Esses frutos são importantes na missão que o Grupo de Oração tem. Enquanto expressão de Movimento na Igreja, o Grupo de oração realiza sua ação evangelizadora através do Querigma (Pregação), da Catequese (Formação), da Diakonia (atendimento feito pelos ministérios), da Koinonia (comunhão entre os participantes) e também através da Martyria (testemunho de vida e também missionário da liderança).

Para manter essa graça da conversão, da vida com Cristo, da vida no Espírito Santo, o Grupo de Oração deve ter o seu momento de Perseverança, no qual  o participante recebe o alimento mais consistente da Palavra,  que o leva a crescer  através do Ensino e  do Pastoreio. Só permaneceremos com Cristo se o conhecermos bem e isso se dá pelo Ensino. Esse terceiro momento é fundamental para garantirmos que os membros do Grupo permaneçam cheios do Espírito e, dessa forma, perseverem. Esse é o momento ideal para  o discernimento de quais carismas estão sendo despertados na vida dos irmãos; quais estão sendo exercitados e para qual ministério eles estão sendo chamados. O Ensino é constitutivo do Batismo no Espírito Santo. Fortalece a fé e garante a vida no Espírito.

A dinâmica do Grupo de Oração é de encontro e experiência.  Não devemos sair dele como entramos.  O Espírito age em nós como agia em Jesus, nos transformando em novas criaturas, fazendo de nós pessoas mais livres, alegres, confiantes, sadias, esperançosas, com um novo ânimo para viver. A constância do Derramamento do Espírito cria nos participantes o senso de pertença, amizade, fraternidade… Faz crescer o amor e o perdão, e passamos a viver em comunhão como uma grande família. O Grupo de Oração cheio do Espírito gera nos participantes a vontade de permanecer, partilhar, dar testemunho das graças que o Senhor está realizando. Desperta a vontade de quem participa de voltar na próxima semana seguinte para rever os irmãos.

O Grupo de Oração é assim quando o propósito de ser “cheio do Espírito” é assumido pelo seu Núcleo em toda a sua essência, ou seja, quando sua coordenação assume o compromisso com Jesus de conduzir os participantes às “águas mais profundas”. Essa coordenação que ora, intercede, ama, pastoreia, planeja o crescimento daqueles que o Senhor atraiu para o Grupo, que se deixa conduzir totalmente pelo Espírito, se transforma em liderança que evangeliza e forma os participantes e, assim, transforma o Grupo e a vida dos participantes em vidas cheias do Espírito Santo. Assim seja!

Por Luiz Virgilio Nespoli

Membro da Comissão de Formação, Arquidiocese do Espírito Santo