No Ministério para Crianças e Adolescentes, do nosso amado movimento da Renovação Carismática Católica, trabalhamos alguns projetos para que as crianças e os adolescentes possam fazer experiências em suas vidas, o que nos torna pessoas que buscam de todas as formas serem Santos e reconhecerem que nosso lugar é o céu. Para que a Santidade, cada vez mais, faça sentido na vida deles o Senhor suscita que em virtude da Festa de todos os santos, celebrada pela Igreja, façamos com as crianças e os adolescentes uma Festa do céu em nossos grupinhos de oração.

A santidade vence! O HOLYWINS ou Festa de todos os Santos.

Para celebrar o Dia de todos os Santos, festa realizada pela igreja no dia 01 de novembro, mas que é transferida para o primeiro domingo próximo do dia 1º para toda a Igreja.

Segundo a tradição, ela foi colocada neste dia, logo após 31 de outubro, porque os celtas ingleses (pagãos) celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween). O nosso Catecismo diz: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita” (§2692). A marca dos santos são as bem-aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso, esse trecho do Evangelho de São Mateus (5,1ss). Os santos viveram todas as virtudes e, por isso, são exemplos de como seguir Jesus Cristo. Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.

O Halloween ou Dia das Bruxas não é uma festa cristã e sim pagã. Por isso, celebrar as bruxas e os espíritos é desonrar a Deus. Então, como cristãos não podemos participar de tal celebração mesmo que pensemos que tenha apenas conotação folclórica já que não se trata de uma cultura Brasileira, mas importada dos Estados Unidos.

 Por isso, recomenda-se às famílias católicas que evitem tomar parte nessas comemorações e não permitam que seus filhos se caracterizem como bruxos, demônios e coisas afins. Diante dessa “cultura do Halloween”, é preciso que os pais “ofereçam Jesus e o céu para seus filhos, sem medo”. Sendo assim, trabalhamos nos nossos grupinhos de oração a Festa de Todos os Santos, onde as crianças escolhem um santo de sua devoção e os pais preparam as roupas e um pouquinho da história que a criança ou o adolescente possa partilhar com todos: quem é o santo que ele escolheu? Quais virtudes ele mais admira no santo escolhido? Porque, como nos ensina a História da Igreja, a santidade é para todas as pessoas, independentemente do estado de vida — e da faixa etária — em que estejam. Incentivando nossas crianças e adolescentes a celebrarem deste modo a festa de todos os Santos.

Objetivos: Despertar o desejo de santidade nas pessoas em especial crianças e adolescentes e a consciência de que todos podemos ser santos. Realizar uma homenagem se vestindo como o santo de devoção ou o santo onomástico (santo com o nome da pessoa, ele deve ser tido como padroeiro e protetor especial. Assim, quem tem, por exemplo, o nome de Francisco, deve ter em São Francisco o seu padroeiro onomástico e protetor).

Palavra: “Sede santos, porque Eu Sou santo”. (1Pedro 1,16)

Desfile e apresentação: “Quem sou eu”? Prepara-se um ambiente como uma passarela onde o Santo desfila e diz quem ele é, onde nasceu e um feito de sua vida.

Músicas cristã: ao término do desfile, as crianças cantam e dançam a vontade – “O meu lugar é o céu, é lá que eu quero morar…”

Teatro: Vida dos santos – os adolescentes podem preparar um teatro para apresentar sobre a vida de um Santo específico, ou mesmo de Jesus falando das Bem-aventuranças.

Sorteio das Bem-aventuranças: como no amigo secreto, preparamos o sorteio de um santo e uma Bem-aventurança para que ela seja vivida até a próxima festa de todos os santos e o Santo seja seu Amigo do Céu até o próximo sorteio e possam conhecer a vida dos Santos.

 

Fabíola Renner

Coordenadora Nacional do

Ministério para Crianças e Adolescentes