Dia 25 de abril é marcado na Igreja Católica como o dia em que se festeja São Marcos Evangelista, um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo e autor do Evangelho de Marcos, um dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Também conhecido como João Marcos, o Evangelista foi uma figura chave no início da disseminação do cristianismo, além de ter deixado um legado importante e duradouro por meio de seus escritos e sua dedicação à evangelização.
De acordo com estudiosos, São Marcos teria sido o jovem que fugiu nu, durante a prisão de Jesus no Horto das Oliveiras, sendo está, uma das várias oportunidades de presenciar momentos importantes da vida de Jesus. Embora não tenha sido um dos doze apóstolos, Marcos teve uma forte ligação com São Pedro, que o batizou e com quem colaborou em sua primeira viagem missionária.
Essa relação intima com São Pedro tem grande influência em seu trabalho como evangelista. Inclusive, São Marcos é considerado o “intérprete de Pedro”, afinal registrou as pregações e ensinamentos do apóstolo, dando origem ao Evangelho de Marcos. Escrito entre os anos 50 e 60 d.C., o Evangelho de Marcos é o mais antigo dos quatro evangelhos canônicos e serviu de base para os evangelhos de Mateus e Lucas.
Após os martírios de São Pedro e São Paulo, Marcos continuou sua missão evangelizadora, dirigindo-se para Alexandria, no Egito, onde é reconhecido como o primeiro bispo local. Foi lá também onde veio a falecer, provavelmente entre 68 e 72, em decorrência de martírio, pois teria sido arrastado pelas ruas da cidade sofrendo terríveis suplícios.
A festa de São Marcos Evangelista é uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre seu exemplo de fidelidade, dedicação e coragem na propagação da Palavra de Deus. Que sua vida e obra inspirem a todos a serem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, levando a Boa Nova a todas as criaturas, como ele fez em seu tempo.