alt

A Igreja católica celebra hoje, 8 de dezembro, a festa da Imaculada Conceição de Maria, um dos quatro dogmas marianos que afirmam a pureza e a santidade da Mãe de Jesus desde o momento de sua concepção. Este dogma, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854, através da Bula Ineffabillis Deus, destaca a crença de que Nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original, sendo preservada pela graça de Deus.

A devoção à Imaculada Conceição não é apenas uma expressão de fé, mas também uma manifestação da história da Igreja que se estende desde os primeiros séculos do cristianismo. Maria, desde o princípio, foi venerada como a Mãe de Deus e, na tradição cristã, acredita-se que tenha sido concebida sem a culpa do pecado original. Essa convicção é respaldada pela saudação do Anjo Gabriel, que a proclamou cheia de graça.

O embasamento bíblico para o dogma encontra-se em passagens como Gênesis 3,15, onde Deus promete pôr inimizade entre a mulher e a serpente, e em outros trechos que ressaltam a beleza e a pureza da Virgem Maria. O Papa Pio IX, ao proclamar o dogma, reforçou a necessidade de uma mãe imaculada para dar à luz o Salvador que reconciliaria a humanidade com Deus.

Um elemento importante na confirmação do dogma é a aparição de Nossa Senhora em Lourdes, em 1858, para Santa Bernadete Soubirous. Na ocasião, a própria Virgem Maria se autodefine como a Imaculada Conceição, uma revelação que ocorreu apenas quatro anos após a proclamação oficial do dogma. Esse testemunho é considerado uma confirmação celestial da verdade proclamada pela Igreja.

A festa da Imaculada Conceição, celebrada em meio ao tempo do advento, prepara os corações dos fiéis para o nascimento do Salvador, que virá através da Mãe Imaculada. A pureza de Maria, proclamada como dogma de fé, é uma inspiração para todos os cristãos, que, com confiança, recorrem a Ela na luta contra o pecado.

 

Oração a Imaculada Conceição:

Santa Maria,
Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo,
que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;

Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados,
para que eu, que agora venero com devoção
a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.

Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

Nossa Senhora Imaculada Conceição, rogai por nós!

Amém.