“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constitui, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos amei uns aos outros.” (Jo 15, 15-17)

Espiritualidade: Ninguém segue o Senhor e se torna seu amigo, sem antes conhecê-lo, pois antes de um ministério (serviço), nós somos chamados por Deus para amá-lo e deixar-se amar. Assim como Moisés diante da sarça ardente (cf. Ex 3,1ss), antes de recebermos uma missão (no seu caso libertar o povo dos egípcios), precisamos nos encontrar com o Senhor, deixando que ele se revele. A intimidade (amizade) e a experiência pessoal com o Senhor precedem o serviço.
A intercessão se torna um ministério (confirmado pela comunidade) a partir do momento que exercitamos o carisma da intercessão que nasce do dom. Portanto, para se chegar ao ministério, temos que iniciar pedindo o doador de todos os dons que é o Espírito Santo. É Deus Pai todo poderoso que por seu filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor, quem dá o Espírito Santo que nos santifica e capacita para a missão.
Para que cada vez mais possamos produzir frutos que permaneçam, precisamos estar enxertados na videira (cf. Jo 15,1ss). Deus se dá a conhecer a todos aqueles que buscam sua face (cf. Ex 33,11) e faz de nós adoradores e servos que buscam pela ação e no poder do Espírito Santo autoridade espiritual para exercer o ministério.
Não foi por acaso que São Paulo, antes de esclarecer do uso dos dons na assembléia (cf. 1 Cor 14, 1ss), narrou a excelência da caridade (cf. 1 Cor 13, 1ss), uma vez que Deus é amor (cf. 1 Jo 4, 8). Os dons do Espírito Santo (carismas) que o intercessor for utilizar no ministério são dados na proporção e na medida do amor que ele estiver disposto a “aspirar” e a viver. Quanto mais amor pelos irmãos, grupos, situações, cidades, países, etc., empreendermos na intercessão (individual ou em equipe), mais frutos o Senhor irá recolher do nosso ministério.
“Percebi e reconheci que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo; abraça todos os tempos e lugares; numa palavra, o amor é eterno. Então, delirante de alegria, exclamei: Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação: minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará” (Santa Teresinha do Menino Jesus, Liturgia das Horas, IV, p. 1333).

Reflexão Pessoal:
1. Buscando o Senhor, tenho amado-o e me deixado amar por Ele?
2. Tenho experimentado o amor pelas pessoas às quais intercedo?

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a campanha nacional de intercessão que se chama: LEVANTA BRASIL! Esse mês os Estados responsáveis são: Rio Grande do Sul e Paraíba, caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/

Intenções do Mês

· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e por seus apelos de Paz principalmente no Oriente Médio.

· Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.

· Pelo governantes, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social.

· Pelo Conselho Nacional da R.C.C., seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões, para que o Espírito Santo continue a conduzir a R.C.C.

Oremos nesse mês também pelo Encontro Nacional dos Ministérios na RCC e Coordenadores diocesanos em Aparecida do Norte de 12 a 15 de fevereiro.

Secretaria Moisés
Rede Nacional de Intercessão
Vicente Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel (0xx21) 2254-8450

Pedidos ao Escritório Nacional
Cadastre-se, enviando seu nome e endereço para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel (0xx15) 211-3339