RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO
Agosto de 2006

“Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava. Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: “Segue-me”. E Levi, levantando-se, seguiu-o”. (Mc 2,13-14)

1. Espiritualidade

Vemos nesta passagem o chamado pessoal que o Senhor fez ao então cobrador de impostos Levi, que se tornaria o grande apóstolo Mateus. Mesmo diante de uma multidão que se apresentava diante de Jesus, Ele se detém na frente daquele cobrador de impostos e o convoca, escolhe, para segui-lo!

O Senhor faz um chamado “personalizado” para nós, isso significa na vida espiritual: vocação e que parte sempre do Senhor. A vocação universal de todo o batizado é a santidade. Tudo parte dela, em ser escolhido e separado para estar em comunhão com Deus. Como filhos amados de Deus, lavados pelo sangue de Jesus, somos eleitos e constituídos servos do Senhor, pelo poder e na força do Espírito Santo.

Ser intercessor compreende ouvir o chamado de Deus a permanecer na brecha, estando disponível à “derramar o coração ante a face do Senhor por aqueles que estão caindo de inanição, em todos os cantos da rua” (cf. Lam 2,19).

Ser vocacionado é diferente de ser voluntário, pois enquanto o primeiro nasce do chamado feito pelo Senhor, o segundo muitas vezes surge da vontade própria sem ouvirmos antes o mestre. Ainda que nos coloquemos como voluntários no serviço do Senhor, só obteremos frutos verdadeiros do serviço que estivermos prestando se deixarmos que o Espírito Santo nos revele onde Ele quer que nós estejamos. É próprio Jesus quem revela o poder espiritual que emana do vocacionado: “Não foste vós que me escolheste, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais frutos, e vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quando pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda”. (Jo 15 16)

Não são apenas os que deixam sua família para viver uma vida consagrada (sacerdotes, religioso(a)s, membros de comunidades de vida e aliança, etc.) que são vocacionados e prestam um serviço no Reino de Deus, mas todo aquele que ao ouvir o chamado de Deus, mesmo diante de sua vida secular (trabalho, família, estudos, etc.) se coloca nas mãos do Senhor para que ele o capacite (pela ação do Espírito Santo), para qualquer missão.

Como intercessores que vivem uma vida no Espírito, precisamos reconhecer se estamos caminhando na estrada de Jesus, buscando fazer sua vontade, unindo-se a Ele, em todas as circunstâncias.

Reflexão: Peçamos na oração pessoal para ouvirmos o chamado do Senhor, e assim, ao ministrarmos a intercessão, reconhecermos que estamos fazendo Sua vontade.

“Levantemos nossa pátria de seu abatimento e lutemos por nosso povo e nossa religião” (1 Mac 3,43)

Movidos por essa palavra de ordem dada pelo Senhor, nos preparemos para que na tarde do dia 07 de setembro toda a RCC do Brasil levante um grande clamor por nosso país e pelas eleições que acontecerão!

Orientação: Seja feita uma intercessão carismática por nosso país, conforme o Espírito Santo suscitar: violência, saúde, educação, mas principalmente pelas eleições.

Dia 07/09 a partir das 15:00 h, podendo encerrar com a missa às 18:00.

Sugestão: Poderá ser feito por paróquia, cidade, vicariato, decanato, forania, região, diocese, o importante é todo o Brasil estar em concórdia!

Intenções do Mês

• Que colhamos os frutos de santidade do XXV Congresso Nacional da RCC.

• Pelo XI Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos (ENUCC) em Valinhos – SP de 10 a 13 de agosto.

Intenções Permanentes

• Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as);

• Para que os seminaristas, neste período de formação, sintam seu chamado confirmado;

• Pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, para que objetivem os valores cristãos e de respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão;

• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo;

• Pelo presidente da Renovação Carismática Católica: Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, Estados, grupos de oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas.

• Pelo Programas de TV da RCC: Na Canção Nova – Celebrando Pentecostes (domingo às 22:00 h) e Renovação em Ação na TV Século XXI. Pelo Portal da RCC na Internet.

• Pelo projeto do Centro de Formação Carismático, terreno e arrecadação para o mesmo.

• Pelo Projeto Celebrando Pentecostes, no Brasil e no mundo.