O jovem catarinense David Ávila, de Florianópolis, participou, entre os dias 10 e 15 de março, da Missão Belém e dá um testemunho de como foi viver esta missão:

Como eu já tinha participado de muitas missões em toda Santa Catarina, pensava que seria similar ao que realizamos no Estado, com o foco somente na evangelização querigmática, chegando lá, encontrei uma realidade totalmente diferente da existente em Santa Catarina e em outras regiões que já frequentei pelo Brasil. Famílias completamente carentes, com uma condição de vida precária, ressabiadas e com medo de futuros furtos; as casas passavam o dia todo trancadas com cadeados.

Após o desembarque, fui recebido com muita alegria. Os missionários que lá estavam me receberam de coração aberto.  Do aeroporto fui direto para a casa de uma família que me acolheu. No mesmo dia em que cheguei, os outros missionários me levaram para um Grupo de Oração, em que o tema era “Vida Nova”. No segundo dia, tivemos a formação querigmática e também para o “Incendeia”, que é um projeto para implantar o Ministério Jovem em cada paróquia onde há Grupo de Oração “adulto”.

Depois de um dia inteiro de formação, cada missionário visitou uma família. Eu porém, fiquei numa casa paroquial na qual o pároco não acolhia a Renovação. Com o tempo, após muita conversa, ele se abriu para conhecer o Movimento. Nos dias seguintes, tivemos missão durante todo o dia e, durante a noite, a celebração eucarística. Visitei muitas casas de família, de jovens e até mesmo de traficantes que, mais tarde, também participaram de uma reunião organizada por nós.

Além da experiência de estar em missão e de estar em outro Estado, aprendi a dar mais valor para tudo que tenho como: amigos, família, roupa, comida, cama, saúde. Vi como lidar com as minhas dificuldades, porque as pessoas lá passam grande dificuldade e mesmo assim, continuam com um sorriso no rosto. Muitas vezes reclamamos por pouco coisa, enquanto pessoas vivem em condições piores.

Aprendi a amar mais as pessoas e, principalmente, a minha vida. Um grande sonho que eu tinha era sair em missão para outra região e assim, abrir meu coração e ter ainda mais vontade de ser missionário. Acho que todos os jovens devem ter coragem de anunciar para o mundo inteiro ouvir, que Jesus é nosso Salvador. Viver anunciando o eterno amor de Deus!