Regra de Comportamento nos Relacionamentos (parte I)

“Perdendo a justa noção das coisas, desviaram os olhos para não mais ver o céu e não ter mais presente no espírito a verdadeira regra de comportamento” (Daniel 13, 9)

Rezávamos pedindo ao Senhor qual era a conversão que Ele esperava de nós. Ele nos deu uma palavra: LEALDADE! Em seguida, veio a confirmação na Palavra: II Coríntios 4, 1-2: “Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus.”

No mundo de hoje as pessoas são muito desleais, fingidas, falam mal umas das outras pelas costas, acusam-se mutuamente, condenam-se mutuamente. Nós, porém, queremos prestar lealdade a Jesus Cristo e a seu evangelho e queremos ser leais uns para com os outros, para que Jesus seja o Senhor das nossas vidas.

Quem acusa é o demônio. “… porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite diante de nosso Deus.” (Apocalipse 12, 10)

O demônio é o pai da mentira e do fingimento. Sempre que formos astutos e fingidos estaremos nos submetendo ao senhorio do demônio e não ao Senhorio de Jesus.

Jesus, ao contrário, nos defende: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo, mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.” (Lucas 22, 31-32)

Sempre que formos leais e verdadeiros, estaremos confirmando o Senhorio de Jesus nas nossas vidas e então a sua luz brilhará sobre nós e dentro de nós, vamos sentir alegria e conquistar a aprovação de Deus e das pessoas.

Para sermos verdadeiros e leais, não devemos compactuar com o mal. Podemos desmascarar o fingimento do demônio falando a verdade e sendo leais.

Quem nos dá coragem para sermos diferentes do mundo é o Espírito Santo.

Você precisa ter a sua autoridade de pai e de mãe ou de coordenador restabelecida? Então peça ao Espírito Santo a força, a coragem de se submeter a Jesus e ao seu evangelho verdadeiramente e de falar a verdade sempre. A pessoa que fala sempre a verdade é respeitada e ouvida. A astúcia, o fingimento, a acusação trazem o reino das trevas para dentro de nossas vidas. A verdade, a defesa dos outros, o perdão, a lealdade trazem para as nossas vidas o reino de Deus!

Em 2006, o Senhor nos dava essa exortação, em Brasília, durante a reunião do Conselho Nacional antecedendo o ENF: “Deixem de lado o pecado, a falsidade, a hipocrisia. Sejam de verdade. Quero uma volta profunda ao início. Rasguem seus corações, sejam verdadeiros.”

Que Deus nos dê a coragem de dar uma resposta decidida a esse seu pedido! Não deixemos para amanhã, comecemos agora! A partir deste momento, optemos por falar a verdade e não desviar mais os olhos do céu e assim aprendermos a verdadeira regra de comportamento.

Ainda mais uma palavra para nos animar: “Deponde, pois, toda malícia, toda astúcia, fingimentos, invejas e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação, se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor. Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.” ( I Pedro 2,1-5)