“Tu, Maria, é o auxílio potentíssimo de Deus” (São João Crisóstomo)

No dia 24 de maio a Igreja celebra a virgem Maria sob a advocação de Nossa Senhora Auxiliadora. Os primeiros cristãos costumavam chamar a Virgem Maria de “Auxiliadora”, em grego é “Boeteia”, que significa “a que traz auxílios vindos do céu”.

Auxílio de mãe, que sempre vem em socorro às aflições de seus filhos. Uma das mais belas manifestações de Nossa Senhora Auxiliadora ocorreu em 1571, quando o príncipe austríaco Dom João, comandou o exército cristão contra os turcos muçulmanos na batalha de Lepanto. Os soldados se preparam para a luta, com jejuns, orações e procissões, suplicando a Deus a graça da vitória. Após a Santa missa e recebido a Santa Eucaristia, partiram para a guerra. E invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, travaram dura batalha, alcançando a vitória, e aos gritos de “Viva Maria”, hastearam uma bandeira com a imagem de Jesus crucificado, que foi enviada, por São Pio V a Dom João.

Após a vitória dos cristãos em Lepanto, o Papa São Pio V, introduziu na Ladainha de Nossa Senhora o título “Auxiliadora dos Cristãos”. Contudo, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, que recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona, assim que fosse liberto do sequestro realizado por Napoleão, devido, ter se negado, a declarar inválido o matrimônio de seu irmão, Jerônimo Bonaparte. Em virtude deste fato, o imperador da França, mandou ocupar Roma, o que levou o Santo Padre a excomungar Napoleão. Em resposta, o imperador francês sequestrou o Vigário de Cristo.

Logo que foi liberto do cativeiro imposto por Bonaparte, o Santo Padre, na viagem de volta para Roma, parou em Savona e cumpriu seu voto de coroar solenemente a imagem de Maria, Mãe de Misericórdia. Em Roma, para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII, decretou que no dia 24 de maio, seria realizada a Festa de Maria Auxiliadora.

O fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco, foi um grande propagador da devoção a Nossa Senhora, invocada com o título de: “Auxiliadora”, que lembra a constante proteçãoda virgem Maria, sobre toda aIgreja. “Confiai tudo a Jesus eucarístico e a Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres”, ensina-nos São João Bosco.

Nossa Senhora Auxiliadora, é tida como padroeira do lar, pois a invocamos nos momentos mais difíceis de nossas vidas pedindo sempre a sua santa proteção. Lembremos, temos uma Mãe que não nos desampara, mas cuida de nós, especialmente nos momentos de maior dificuldades. Maria Santíssima é nosso auxílio em todas as necessidades temporais e espirituais.

O auxílio, sempre necessário, da Mãe!

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.

Amém!

Monica Torrinha
Grupo de Oração Abba-Pai
Diocese de Macapá (AP)