Maria é um presente de Jesus para a humanidade. Após Ele nos dar tudo, ainda guardava sua mãe “Depois disse ao discípulo amado: ‘Eis aí tua mãe’.” (Jo 19,27).

A Igreja nos convida a ter uma devoção vivenciada, tornar Maria uma presença e um carisma em nossas vidas.

Maria esmaga a cabeça da serpente e o diabo treme diante dela, Ela em sua humildade, auxilia seu povo na luta contra o mal.

Nossa Senhora Auxiliadora pode nos auxiliar na busca pela vontade de Deus e no serviço prestado a Ele. Afinal, ela é auxiliadora dos cristãos. Dom Bosco, pai e mestre da Juventude, sempre apontava Maria como caminho seguro para chegar até Jesus “Quem confia em Maria jamais será iludido” (Dom Bosco). 

Somos todos chamados, em especial a juventude a confiar em Maria .“A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso” (Dom Bosco).

Nesta certeza, todos nós queremos seguir avantes para viver a vontade de Deus e construir a nova geração de carismáticos neste país. Não tenhamos medo de fazer a vontade de Deus em nossas vontades, pois temos Maria como nossa auxiliadora.

Neste dia queremos conhecer um pouco da história de Maria Auxiliadora.

Diante do perecimento de diversas nações cristãs, o Papa Pio V tomou a decisão de organizar uma esquadra para resgatar os cristãos que estavam sob o jugo da escravidão muçulmana.  E para isso, invocou o auxílio da Virgem Maria. A vitória não tardou a chegar, no mesmo ano derrotaram os muçulmanos, e afastaram a perseguição do povo. Em agradecimento a Nossa Senhora, acrescentou a invocação “auxiliadora dos cristãos” às ladainhas loretanas. Contudo, quem instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi o Papa Pio VII, em 1816.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus

Por que, então, Nossa Senhora Auxiliadora?

Compreende-se, pois Ela, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe, está permanentemente disposta a nos ajudar em tudo aquilo que nós precisamos.

Maria Auxiliadora, Maria auxílio dos Cristãos! até parece um pleonasmo. Sim, porque aquilo que Nossa Senhora mais se dispõe a fazer é ajudar. 

Atrás da invocação do nome de Maria sempre vem implícita a certeza de que a súplica será atendida. Sabemos que ela auxilia os Cristãos. E esse auxílio Ela oferece enquanto Rainha, usando sua onipotência suplicante e enquanto Mãe, sempre desejando amorosamente o que há de melhor para seus filhos.

E assim, Nossa Senhora continua “auxiliando” os cristãos desde toda a história da Igreja até os dias hoje, e isso o fará sempre.

Não deixemos nunca de clamar por sua intercessão.

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Convidamos você a rezar conosco neste dia a oração a nossa Senhora Auxiliadora:

 

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,

nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.

Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.

Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus

e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.

Amém.

 

Pierre Patrick Pires

Assessor de Formação do Ministério Jovem da RCC do Brasil