“Apóstola dos apóstolos”,deve-se a Santo Tomás de Aquino este título dado a Maria Madalena, cujo nome deriva de Magdala, onde nasceu, aldeia de pescadores situada às margens ocidentais do lago de Tiberíades. 

Ela experimentou do amor do Mestre grandemente, desta forma tinha um coração adorador. Podemos falar de Madalena uma mulher totalmente rendida diante de Jesus, ela teve com o mestre um amor esponsal, simbolizando em uma grande unidade espiritual, esposa de Cristo que é a cabeça da Igreja a qual somos os membros como consta no Catecismo da Igreja Católica (§1617). Podemos acompanhar Maria Madalena na bíblia e fazer com ela um caminho de conversão.

Uma grande característica de Madalena foi a sua fidelidade ao Mestre tanto ajudando financeiramente como no momento de sua crucifixão até o domingo de Páscoa. Ali ela fez a maior experiência que um discípulo pode fazer, ela foi a primeira a ver Jesus Ressuscitado e enviada por Ele para levar a boa notícia aos outros discípulos. 

O Evangelista Lucas não confirma que ela seria a mesma pecadora perdoada, mas afirma que dela Jesus tirou sete demônios, o amor grandioso que a unia ao seu Mestre por ter experimentado de tamanha misericórdia. 

O evangelista João nos revela com muita profundidade o amor que unia Madalena e Jesus em uma narração riquíssima do diálogo de uma discípula que ama e é amada. Maria Madalena vai bem cedo ao sepulcro com a outra Maria e Salomé para ungir o corpo do mestre, chegando lá a pedra já está removida ela vai chamar Pedro e João eles vem constatar que Jesus não está lá, e vão para casa. Ela não vai, permanece ali e chorando olha para dentro vê os Anjos que lhe pergunta Mulher porque choras? Levaram Meu Senhor, e não sei onde puseram.  Ao volta-se vê Jesus, mas não o reconhece. Jesus pergunta mulher porque choras? A quem procuras?

Ela só o reconhece quando Jesus a chama pelo nome “Maria” no mesmo momento ela diz Raboni que em Hebraico quer dizer Mestre! e Jesus a envia, vai aos meus irmãos    e dize-lhes subo para o meu pai e vosso pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos eu vi o Senhor!

 

Festa litúrgica

Por desejo do Papa Francisco, a Memória litúrgica de Maria Madalena passou a ser Festa, a partir do dia 22 de julho de 2016, para ressaltar a importância desta discípula fiel de Cristo, que demonstrou grande amor por Ele e Ele por ela.

Ó Deus, o vosso filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

 

Joana Silva Lauriano
Grupo de Oração Divino Espírito Santo – Arquidiocese de Porto Velho (RO)
Coordenadora Estadual de Rondônia