Hoje, 09 de janeiro de 2015, excepcionalmente, viveremos o primeiro dia de intercessão pela comunicação de 2015. Nos demais meses estaremos rezando pela comunicação na primeira sexta-feira do mês com o coração desejoso por estar como o “Sagrado Coração de Jesus”, moção e motivação que acompanha o Ministério de Comunicação Social. Assim, devemos buscar os sacramentos, confissão, comunhão, colocando-nos em estado de graça sempre e principalmente no dia da intercessão.
O ano de 2015 foi declarado pela CNBB como o ano da paz no Brasil. A Igreja, através do Santo Padre, pede no discurso para o Dia Mundial da Paz, que “já não escravos, mas irmãos”, sendo exatamente esse o título da mensagem do Papa Francisco. “Ele foi afastado por breve tempo, a fim de que o recebas para sempre, não já como escravo, mas muito mais do que um escravo, como irmão querido” (Flm 15-16).
Com base nos fatos que vimos acontecer logo nos primeiros dias do ano e que envolvem ataques violentíssimos a comunicadores, percebemos que precisamos orar pela comunicação no mundo. Que nós, do MCS, sejamos exemplos de tolerância, amor, perdão, paz, liberdade e verdade, baseados em uma cultura forte e que perdura por mais de dois mil anos; a Cultura de Pentecostes. Precisamos viver uma caridade real, sem relativismos, indo ao encontro dos mais necessitados em todas as dimensões. O coração do comunicador deve ser ávido de esperança e buscar a edificação da paz. Por isso, precisamos da comunhão constante com o Espírito Santo, pedindo discernimento e força do alto para o uso de palavras, gestos, códigos, imagens e sons.
Nós, como Renovação Carismática Católica do Brasil, também precisamos estar em unidade com a Rede Nacional de Intercessão e que neste mês nos deu um rico direcionamento voltado para o tema do ano. Vejam aqui. Desta mensagem, citamos o seguinte trecho: “O Espírito Santo é o nosso guia constante e infalível, é Ele quem produz em nós os frutos espirituais. Isso abrange nosso espírito, alma e corpo com todas as faculdades que o constitui.” Essa precisa ser a nossa motivação para a busca da paz interior que edificará a paz exterior na comunidade.
Intenções de oração:
· Pela ENACOM (Escola Nacional de Comunicação);
· Pelo ENF (Encontro Nacional de Formação da RCCBRASIL) e pelas formações específicas direcionadas aos comunicadores;
· Pelo Encontro Nacional do Ministério de Comunicação que acontecerá em Julho;
· Pelo Ministério de Comunicação nos Grupos de Oração;
· Pelos eventos estaduais e diocesanos da RCC no mês de janeiro;
· Pela saúde dos comunicadores;
· Pelos profissionais da comunicação do mundo todo;
· Pela RCCBRASIL e suas necessidades;
· Pelos sacerdotes, religiosos e missionários;
· Pelo Papa Francisco e as intenções do seu coração.
Palavra para meditação e oração: “Ele foi afastado por breve tempo, a fim de que o recebas para sempre, não já como escravo, mas muito mais do que um escravo, como irmão querido” (Flm 15-16).