Caríssimos irmãos e irmãs, o Senhor nos convida: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt. 11, 28-29). Fala-nos ainda: “Todos vós, que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar! Porque despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias. Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi” (Is. 55,1-3).

Quantas vezes lançamos olhares desesperados ou então desviamos nossos olhares para falsas esperanças, falsas alegrias, ficamos desfocados, distraímo-nos? Com isso vamos ficando sedentos, desnutridos espiritualmente, correndo o risco de perdermos o referencial que é Cristo. Mas Deus é Amor (cf. I Jo. 4,8b) e o Seu perene convite para nós é “vinde a mim”, “vinde à nascente das águas”.

Quem pode se aproximar do Senhor? Ele mesmo nos responde: “vós todos”; “todos vós”. Não há restrições, não há distinção ou imposição de quaisquer condições para esta aproximação. Não precisamos esperar que tudo esteja em ordem em nossa vida ou em nosso interior para procurarmos o Senhor; ao contrário, Ele é o nosso socorro, o nosso abrigo protetor, o nosso Pai! O Redentor está sempre de braços abertos para nos acolher com Seu amor, independentemente de como estejamos. Deus não despreza o coração contrito e humilhado em Sua presença (cf. Sl. 50,19).

O que Deus nos pede em troca? Nada! A Sua graça é gratuita! Por isso Ele diz: “vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar”. Trata-se da gratuidade do favor divino. A salvação é ato exclusivo da Justiça Divina, não se trata de merecimento humano. Aliás, o maligno tenta de todas as formas nos convencer de que não somos merecedores e que, portanto, a salvação não é para nós… Entretanto, em Cristo somos mais que vencedores (cf. Rm. 8,37)!

Quais os passos que o Senhor nos orienta a dar? “tomai meu jugo e recebei minha doutrina”; vinde comprar trigo, vinho e leite”. Tomar o jugo do Senhor significa submetermo-nos livremente à Sua soberana vontade, renunciar a todo o peso que nos oprime e abrir o coração a Ele; receber Sua doutrina significa observar Sua Palavra e viver a Sua Lei que é a Lei do Amor. De antiquíssima tradição, trigo, vinho e leite denotam, respectivamente: saciedade espiritual (satisfação interior que só Deus pode nos dar), alegria (pela vitória em Cristo) e abundância (prosperidade espiritual daqueles que se submetem ao Senhorio de Jesus).

E qual é a promessa do Senhor para nós? A Escritura nos responde: alívio, repouso para a alma, vida para a alma já desfalecida. Portanto, somos convidados a mergulhar tudo o que temos vivido no oceano do Amor de Deus: nossas alegrias e tristezas, nossas consolações e dores, aflições e incertezas, sem perder o foco que é Jesus Cristo.

 

Vinícius Rodrigues Simões
Secretário Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Grupo de Oração Jesus Senhor