“A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635)
A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “por-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia, etc.
Pelo Batismo Sacramental nos tornamos filhos adotivos de Deus e participamos do mesmo munus Sacerdotal, Profético e Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, conquistados por meio de sua Paixão, Morte e Ressurreição (cf. 1 Pd 2,1-9). Portanto, antes de tornar-se um ministério, ser intercessor é viver a graça santificante recebida no batismo pelo qual somos inseridos no corpo místico de Cristo (a Igreja).
Jesus possui um sacerdócio eterno! “É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor” (Hb 7,25).
Jesus intercedeu por nós com a vida para que nós vencêssemos a morte! (Heb 9,11-14)
Para cumprirmos o mandato de Jesus, ele derrama sobre nós seu Espírito Santo, condição indispensável para a missão que nos capacita e nos une a Ele. (cf. Jo 14,16-17.25-26;15, 26-27;17,7ss; Rom 8,26).
Devemos levar todos os participantes dos grupos de oração, a assumirem sua graça batismal, intercedendo em todo o momento, nas suas orações pessoais, e principalmente participando da missa, a mais perfeita intercessão.
Na Renovação Carismática Católica pela vivência da Efusão do Espírito Santo, o Senhor suscita ainda o carisma da intercessão, ou seja, participantes discernidos no grupo de oração (pelo núcleo), que se identificam mais intensamente com as dificuldades, doenças e problemas das pessoas do grupo e da humanidade. Ao exercerem o ministério de intercessão, pelo exercício dos carismas, e na escuta do Senhor, eles louvam, intercedem e clamam em equipe por essas tristes realidades e “brechas”, conseqüências do pecado!
Para tanto, o intercessor deve tomar certas atitudes diariamente para que seu ministério vá se conformando à vontade de Deus:
1-Arrepender-se (ser quebrantado): O intercessor quebrantado, é aquele que constantemente examina sua consciência (cf. 1 Tim 1,5), buscando reconhecer suas fraquezas, limitações e quedas pessoais.
A confissão dos pecados faz com que o intercessor possa apresentar-se diante do Senhor de mãos limpas e coração puro, como um canal desobstruído à sua graça (cf. Sl 31,5-6).
2-Ser Liberto: O intercessor precisa libertar-se de tudo que impede sua comunhão com a Santíssima Trindade. Não há como se libertar do “homem velho” sem antes ser quebrantado. A libertação operada pelo Senhor Jesus Cristo permite ao intercessor relacionar-se com Deus e deixar que o Espírito Santo venha em auxílio às suas fraquezas (cf. Rom 8,26-27).
O processo de libertação deve gerar arrependimento e a confissão dos pecados restaurando a mente (cf. Rm 12,2), a vontade (cf. Gl 2,20) e as emoções (Hb 12,25) do intercessor.
3-Ser Adorador: Todo intercessor deve ser antes um adorador (cf. Jo 4,23-24). Ter um coração adorador para estar constantemente diante do trono de Deus (cf. Ap 4,8c-11). O ADORADOR INTERCESSOR toma consciência de que quem venceu inimigo é o Senhor Jesus, portanto é Diante Dele que receberá as armas da vitória!
Ser um Adorador é estar mesmo que seja no seu quarto; na presença do Rei. Após dialogar com Ele, prostrar-se e apenas contemplá-lo.
4-Ser Guerreiro: Qual intercessor que não enfrenta batalhas? Porém sabemos que Cristo é o vencedor da guerra. O intercessor não guerreia por si mesmo, sozinho ou na equipe de intercessão, é o General Jesus Cristo quem o(s) convoca(m) para a batalha e lhe(s) garante(m) a vitória!
O intercessor guerreiro, como soldado combatente, deve revestir-se diariamente da armadura de Deus (cf. Ef 6,10-17), não como uma “fórmula mágica”, mas tomando posse de cada peça da armadura que for revestindo.
Essas são apenas algumas atitudes que o intercessor deve tomar, porém na oração pessoal o Espírito Santo poderá revelar-lhe outras.
Encontra-se disponível na RCC um vasto material de formação para o ministério (03 apostilas lançadas pela Escola Paulo Apóstolo, livros de formação, etc.), mas a principal formação do intercessor está contida na Palavra de Deus, pois é por intermédio dela que mantemos desperta a memória do Senhor (cf. Is 62,6-7) e recordamos-lhe suas promessas.
Também mensalmente disponibilizamos a rede de intercessão (disponível neste site), que visa dar orientações aos intercessores e colocá-los em unidade e concórdia nas intenções de oração. Para esse ano estamos divulgando uma grande campanha nacional de intercessão chamada LEVANTA BRASIL! (busque informar-se com os coordenadores da renovação de sua diocese).

Vicente Gomes de Souza Neto
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC