No último sábado (24), a sede da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília (DF), foi palco de um encontro importante entre a Pastoral Familiar e diversos Movimentos Eclesiais, entre eles a RCCBRASIL, por meio do Ministério para as Famílias, atuantes na evangelização de famílias no Brasil. Esta foi a quinta edição do evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, que reuniu representantes de oito carismas da Igreja.

O objetivo principal do encontro foi promover a comunhão e o compartilhamento de experiências entre os participantes, visando fortalecer as iniciativas de evangelização realizadas por cada um dos movimentos. Segundo Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, a troca de experiências é fundamental, pois cada movimento possui seus dons e carismas que são colocados a serviço da família dentro da Igreja. “Essas atividades contribuem diretamente com a missão da Pastoral Familiar de ouvir, aprender e articular para que as famílias evangelizadas possam, por sua vez, evangelizar”.

Representando a Renovação Carismática Católica do Brasil, estiveram presentes no encontro o casal Noélia Paixão e Josemar Araújo, coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias. É o segundo ano consecutivo que eles participam dialogando com o grupo sobre formas de aprimorar o serviço. 

“Temos percebido um fortalecimento da unidade entre os diversos serviços e expressões que atuam na igreja com as famílias. É uma oportunidade de conhecermos também o Carisma de cada um, e as formas práticas de atuação, numa troca rica de experiências”,

Josemar Araújo

O encontro também abordou dois pontos de discussão importantes: o Pacto Global pelas Famílias proposto pelo Papa Francisco junto às Universidades Católicas e a promoção da comunhão das diversas expressões, movimentos e serviços em prol das famílias nas comunidades. Nesse sentido, de acordo com Josemar, o encontro possibilita uma troca significativa de experiências e fortalece a unidade da RCCBRASIL com a Igreja.

“O encontro nos permite ampliar a visão das atividades para além do nosso Ministério. Assim como a troca de xperiências com as demais expressões nos permite traçar ações práticas para gerarmos unidade contribuindo com o processo de evangelização das famílias. Mas a principal contribuição sem dúvida é a aproximação do Ministério à Igreja (CNBB), levando o entendimento a todos que somos um movimento dentro da igreja e para a igreja”

Josemar Araújo