O MUR completa nesse ano 25 anos de atuação dentro das instituições de ensino superior, levando com renovado ardor a cultura de Pentecostes aos ambientes de cultura e saber, buscando atender ao chamado da Igreja de construir a Civilização do Amor.
Na ocasião deste jubileu de prata do MUR, o SONHO de levar a Doutrina de Jesus para dentro das universidades ganhou agora um novo impulso com a criação da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos – SBCC, fundada no dia 03 de maio deste ano, em Aparecida (SP), durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Com a proposta de discutir temas relacionados a Fé e Razão e promover o humanismo cristão nas práticas científicas, a SBCC pretende reunir e dar acompanhamento pastoral aos pesquisadores e pós-graduandos católicos de todo o país, trabalhando em parceria direta com a CNBB e movimentos do Setor Universidades.
O MUR contou com o apoio de toda a RCCBRASIL e teve atuação direta na idealização e criação desta sociedade que terá a presença de membros do Ministério nos comitês.
Participaram da Assembleia Geral de fundação da Sociedade cientistas e pesquisadores católicos, entre leigos e sacerdotes, além de Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, e do padre Danilo Pinto, assessor nacional do Setor Universidades, que integram o Comitê Teológico-Pastoral da SBCC.
Para o Prof. Everthon, “A criação da SBCC e a participação efetiva do MUR nesta sociedade, é um presente de Deus para nós neste jubileu, concretiza um sonho de várias gerações que passaram pelo ministério e inaugura um espaço novo de atuação em prol da evangelização. Ela pretende ser também um local de comunhão entre os professores e profissionais que passaram pela RCC, desejam servir a Deus e contribuir com a Civilização do Amor desde suas profissões.”
Segundo Dom João Justino a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos nasceu também como uma resposta da Comissão para a Educação e Cultura às observações feitas ao longo dos últimos anos para que o Setor Universidades ampliasse a sua presença e atuação junto aos demais integrantes do ambiente universitário. “Com a aproximação do Setor Universidades dos professores universitários, abriu-se uma perspectiva, à luz do documento da Congregação para a Educação Católica, sobre o ‘Humanismo Solidário’. Assim foi realizado o Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, em outubro de 2018, na PUC-RJ. Então, como resposta concreta deste Congresso, aconteceu a criação da SBCC”, pontuou Dom Justino.
Poderão se associar a SBCC os pesquisadores e pós-graduandos de todo o Brasil, das diversas áreas de conhecimento, que professam a fé católica e que desejam contribuir para a produção e desenvolvimento de conhecimento científico à luz do ensino social da Igreja Católica. Para mais informações entre em contato com sociedade@humanismonaciencia.com.br .