Nos dias 5 e 12 de novembro, o Ministério Universidades Renovadas (MUR) nos estados do Nordeste, especificamente em Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia, desempenharam um papel fundamental ao oferecer apoio espiritual e emocional aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O MUR, em parceria com o Ministério Jovem (MJ), organizou diversas iniciativas para acolher e orientar os estudantes que buscavam alcançar seus sonhos por meio do exame.
No Rio Grande do Norte, o Ministério Universidades Renovadas, coordenado por Bianca Sonale Fonseca, membro do Grupo de Oração Colo de Maria da Arquidiocese de Natal, inovou com o “PLANTÃO MUR: PEÇA AJUDA AOS UNIVERSITÁRIOS!”. Um esforço dedicado a proporcionar suporte espiritual aos candidatos, o plantão atendeu chamadas de vídeo e mensagens via WhatsApp. A equipe de líderes do Ministério se colocou à disposição para conversar, rezar pelas pessoas e esclarecer dúvidas sobre a prova. A iniciativa culminou com a oração do terço ao Espírito Santo, transmitida pelo Instagram da Renovação Carismática Católica (RCC) do estado.
Bianca compartilhou sua experiência, destacando que o impacto do plantão ultrapassou as expectativas. “O que mais me impressionou é que, mesmo sendo uma ação aberta para todos, esperava alcançar a juventude do Movimento que iria fazer a prova, mas em grande maioria, as pessoas que procuraram os atendimentos não faziam parte da RCC e não tínhamos nenhum contato”, disse ela.
Bianca ressaltou ainda a importância do acolhimento espiritual.
"Duas situações em particular me marcaram durante as ações. Uma jovem que preferiu não fazer ligação, só conversar por mensagem, me procurou porque disseram que eu podia ajudá-la, mesmo sem saber ao certo como seria. Ela pediu que eu rezasse pela prova e, se possível, pela vida pessoal também", compartilhou. "Já bem tarde da noite, recebi uma mensagem de uma outra jovem que também não conheço. Ela partilhou que, naquele momento, estava se sentindo mal em relação à prova e pediu que rezássemos por ela. Em ambos os casos o que me marcou foi: elas viram em nós um refúgio, nas nossas orações, o cuidado de Deus"
No estado de Alagoas, Lília Maria Limeira da Silva, membro do Grupo de Oração Santos de Calça Jeans na Diocese de Palmeira dos Índios e coordenadora do MUR no estado, destacou as ações realizadas em conjunto com o Ministério Jovem. Foram confeccionados cartazes e lembrancinhas, além da recitação do terço em algumas localidades. Lília ressaltou a importância de ir ao encontro dos estudantes e lembrá-los do apoio divino durante a jornada do ENEM.
“O ato de acolher os jovens que farão o Enem é mais que um simples abraço ou alguma frase de incentivo, é olhar para alguém que dedicou meses de estudo em busca da realização de um sonho e lembrá-lo que Cristo esteve presente em todos os momentos e o acompanhará durante a prova. Jesus nos chama a ir ao encontro das realidades que necessitam d’Ele, essa é uma delas”, afirmou Lília.
Outro estado que também realizou ações semelhantes foi a Bahia, por meio da liderança de Vinícius Guerra Costa, Coordenador do Ministério Universidades Renovadas do estado, membro do Grupo de Oração Universitário Guerreiros na Fé, Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas
Em meio às tensões e expectativas próprias do ENEM, as ações dos Ministérios Universidades Renovadas no Nordeste ofereceram suporte prático e espiritual, demonstrando que, para além das questões acadêmicas, o cuidado divino é um alicerce para os sonhos e aspirações dos jovens estudantes.