“As almas se perdem, apesar da minha amarga paixão. Estou lhes dando a última tábua de salvação, isto é, a misericórdia.”(DSF, 965)

   

   Santa Faustina, Secretária da Misericórdia, teve inúmeras experiencias místicas com Jesus. Nesta insondável convivência, Faustina aprendeu sobre o amor misericordioso do Pai por toda a humanidade. Em uma dessas experiências Jesus fala para a freira que ‘as almas se perdem’ apesar de todo o seu sofrimento e da sua morte na cruz (cf Jo 19,18). Jesus diz a Santa Faustina que dava a humanidade a última possibilidade de salvação, a Sua misericórdia.

     Jesus ensinou a Santa Faustina que a salvação das almas chega pela via da oração: “Minha filha, quero ensinar-te como deves salvar as almas: pelo sacrifício e pela oração.” (DSF, 1767). Jesus mostra que os sacrifícios realizados são importantes para a salvação das almas, tudo para o Senhor é importante. E disse ainda, que o coração d’Ele é a própria misericórdia “Fica sabendo, Minha filha, que o Meu Coração é a própria Misericórdia.”(DSF, 1777). É do Coração Misericordioso de Jesus que graças abundantes são derramadas para o mundo inteiro.

     Em suas revelações a Santa Faustina, Jesus oferece formas de piedade para a humanidade, a mais popular é o Terço da Misericórdia “Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma…” (DSF, 811). A oração do Terço da Misericórdia, é um verdadeiro clamor pelo mundo, uma oração de intercessão e reparação pelos pecados cometidos por toda a humanidade (cf DSF, 474-476). É uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus.

     Jesus tem o desejo de banhar toda a humanidade com o bálsamo da Sua misericórdia. E todos os povos, especialmente neste tempo, é necessário alimentar nesta fonte inesgotável de amor. Eis, portanto, o caminho que deve ser seguido por todos, para encontrar um novo rumo em meio aos desafios do tempo presente: a via da misericórdia.

     “Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro”, escreveu o Papa Francisco em sua Bula de Indicação, pronunciando o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2015. E enfatizou que seria “um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano.”

     Portanto, esse é um tempo favorável para a manifestação da misericórdia Divina. É tempo de experimentar e vivenciar abundantemente o amor do Pai, pois viver a misericórdia é viver a esperança. A morte de Jesus na cruz é a tradução do amor misericordioso de Deus pela humanidade. É necessário olhar com confiança para a misericórdia de Deus e animar a todos a confiarem, e indicar-lhes a mesma como ‘a última tábua de salvação’.

     Depositemos a nossa confiança em Jesus Misericordioso e assumamos com Ele a obra da salvação das almas.

Jesus, eu confio em Vós!

 

Meire Sandra Pereira Santos

Núcleo Nacional da Intercessão

Grupo de Oração Pentecoste