Após cinco dias de intensa formação e oração, o Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica do Brasil teve seu encerramento com a celebração da Santa Missa. Com o Centro de Eventos do Santuário de Aparecido repleto de carismáticos, Dom José Aparecido, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, deixou uma mensagem encorajadora e de envio aos cerca de nove mil participantes.

O bispo iniciou a homilia ressaltando como é bom estarem juntos, no entanto, fazendo referência à passagem da Transfiguração, disse que não era possível armar três tendas para permanecerem ali e destacou: “Este é o ENF do envio!”.

Refletindo sobre a primeira leitura do dia, salientou que os israelitas não precisavam de adivinhos, pois tinham de Deus o dom da profecia. “Nós também não precisamos de adivinhos, de magos ou necromantes. Temos o Espírito de Deus que nos dá dons de profecia, palavras de ciência, moções, afetos e inspirações para conhecermos a santíssima e amadíssima vontade de Deus e nela encontrar a nossa Paz. A paz ativa e não uma paz preguiçosa”, disse.

Dom José Aparecido seguiu explicando o Evangelho do dia e afirmou que Jesus sabia que para libertar a humanidade do pecado, Ele deveria ser sacrificado na cruz. Disse também que a cruz seria a ruína do demônio e que por isso Jesus não cessou de ensinar aos discípulos que para entrar em sua glória, deve-se sofrer muito.

“Queridos irmãos, não lhes parece fácil perceber que tudo o que vivemos aqui nestes dias, formação, oração e experiência espiritual, nos coloca no caminho da Cruz de Cristo, das cruzes sempre presentes no caminho do Evangelizador?”

Dom José Aparecido

Carismático deve promover encontro com Jesus!

Por fim, baseado nas atitudes de Jesus em seu anúncio no Evangelho, Dom José salientou que na evangelização não se deve levar apenas belas palavras, mas a força do Espírito de Deus. Ele afirmou ainda que o carismático não deve evangelizar com o intuito de fidelizar seguidores para si, mas deve ser “promotor do encontro das pessoas com Jesus”.

Ao final de sua homilia, o assessor eclesiástico da RCCBRASIL convidou os participantes a responderem “eu vou” após cada exortação feita por ele:

“Ide! – Eu vou!. Ide a Nínive! – Eu vou! Ide por todo o mundo! Pregai o Evangelho a toda a criatura! Ide com a força do Espírito Santo. Ide com a força do amor à Igreja! Ide movidos pelo Espirito de Deus! Ide com a força profética que o Espírito Santo nos concede! Irmãos, sem Ele nada se faz!”.

Ao final da Celebração, Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, fez os agradecimentos finais e anunciou as datas dos próximos eventos nacionais que serão promovidos pelo Movimento, dentre eles, o próximo ENF que acontecerá de 22 a 26 de janeiro de 2025, em Aparecida (SP).

Assista ao vídeo de encerramento do ENF 2024