São poucas as informações que temos a respeito dos pais de Nossa Senhora. Na verdade, não há uma única citação sobre eles na bíblia. O que temos são narrativas colhidas de escritos apócrifos, sendo o mais antigo a citá-los o de São Tiago, que data do século II. Joaquim e Ana são protótipos dos esposos cristãos, sua festa foi oficializada no dia 26 de julho, pelo Papa Paulo VI, sendo que a partir de uns anos para cá, passou a ser celebrada como o “dia dos avós”. E é sobre essa experiência de ser avós que queremos partilhar com os leitores deste Portal.

Assim como a vinda de um filho se reveste e gera uma imensa expectativa, a vinda de um neto se reveste de uma expectativa dupla, já que não a temos apenas pelo bebê que nasce, mas também pela mãe que o traz ao mundo, seja ela filha ou nora. Depois é só alegria! A minha foi inexplicável, senão vejamos, eu venho de uma pequena família, formada por meu pai, minha mãe e eu, somente nós três.

Fui crescendo assim, inclusive carregando medos com relação à constituição de uma família, e longe de Deus, que era um agravante. Mas, o tempo foi passando e comecei a sonhar com uma família grande. Deus foi bom comigo, meu deu uma esposa que me deu três maravilhosos filhos: duas mulheres e um homem, os quais nos deram nossas pérolas preciosas: dez netos, por enquanto! Mas a minha maior alegria é saber que tenho uma família temente a Deus, que a semente que plantamos no coração de nossos filhos está dando fruto nos netos.

“Somos chamados a abençoar para sermos herdeiros da bênção”. (1Pe 3,9)

Essa palavra nossa família vive diariamente, pois é comum abençoarmo-nos mutuamente. Minha esposa e eu somos missionários, levando o Evangelho pelos quatro cantos da terra, sendo incentivados nessa missão por toda a família. Sempre que saímos em missão o fazemos recebendo a benção das filhas, filho, genros, nora e netos e da mesma forma eles ficam sob a nossa benção.

Por isso deixo-vos essa verdade: “quem quiser amar a vida e viver dias felizes, aparte-se do mal e faça o bem, abençoe e viva sob a benção”. Tenha a certeza, sua família é o bem mais precioso que Deus lhe concedeu.

Que a sombra do Onipotente envolva a sua família, concedendo-lhe sua benção!

 

Dirceu e Clair Oliveira
RCC Caxias do Sul