“Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: ”Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja.” O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.” II Reis 6, 16-17

Na primeira parte das moções proféticas para os tempos que estamos vivendo, foi ressaltada a promessa de revogação de sentenças, de portas abertas. No entanto, a profecia se desdobra, e o Senhor nos pede também a disposição de atacar as brechas e reconstruir os muros, fazendo-nos a promessa de nos dar a sua proteção.

Partilho uma palavra dada ao Conselho Nacional e, portanto, a todos nós: “Quero renovar a cada dia a graça do meu Espírito, quero vos purificar e vos convido a entregardes a mim os espinhos na carne. Eu vos quero livres dos pecados que vos tem atormentado. A decisão firme que quero de vós é a da mudança de vida, de conversão. Eu vos peço compromisso com a verdade. Ide ao fundo e arrancai de vossos corações todo o mal. Não tereis autoridade se não vos converterdes até nas pequenas coisas.”

A cada dia o Espírito Santo nos ajudando. Nós podemos, então, olhar para todas as áreas da nossa vida com os olhos do Espírito da Verdade, para ter a coragem de enfrentar os problemas, na verdade, sem ilusão, sem medo, e dar passos concretos para mudar. O Senhor tem repetido muitas vezes: ”Coragem, não tenham medo.” Durante a reunião do Conselho Nacional que precedeu o Encontro Nacional de Formação, mais precisamente na noite de 26 de janeiro, reunimo-nos diante do Santíssimo para fazer a consagração de todo o projeto de construção da nossa Sede Nacional bem como a da reconstrução de nossas vidas e missão. O Senhor falou em profecia: “Coragem, não tenham medo. Erguerei muralhas de fogo em torno de vocês para proteger o que precisa ser construído, e também reconstruirei as muralhas na vida de cada um, as que desabaram. Quero vigias que zelem com fidelidade os projetos que estão no meu coração”. A confirmação veio em II Reis 6, 8-17, onde Deus dá ao profeta Elias e a seu servo a capacidade de ver carros e cavaleiros de fogo ao redor da cidade para protegê- los, um exército celestial muito maior do que o exército que o rei da Síria havia enviado para combatê-los.

Porém Deus só dá essa capacidade de ver, ao homem de Deus, Eliseu era um homem de Deus. Se formos homens e mulheres de Deus, se voltarmos às nossas práticas espirituais: leitura diária da palavra, Eucaristia, oração do terço, jejum, vida de oração, então Deus nos dará coragem para enfrentarmos os problemas na nossa vida e a cada dia nos dará uma nova unção e Ele mesmo vai reconstruir conosco.

Deus quer fazer essa obra em nós, o nosso “sim” para Ele começar a agir é a conversão, é mudar do desânimo para a esperança, do medo para a coragem, da acomodação para o enfrentamento das coisas que estão erradas na nossa vida, da ilusão e da mentira para a verdade. Este é o sinal para Deus começar a agir.

Mãos à obra! “Os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.”