Na Audiência Geral desta quarta-feira, 3 de abril, o Papa Francisco renovou seu apelo por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, expressando profundo pesar pelas vítimas da guerra. O Santo Padre segurava um rosário e um Novo Testamento que pertenciam a um jovem soldado ucraniano falecido aos 23 anos de idade, destacando a triste realidade de tantas vidas perdidas devido aos conflitos armados.

“Façamos silêncio pensando neste rapaz e em tantos outros. A guerra sempre destrói”, afirmou o Papa, com a voz embargada, enquanto pedia que se evitem esforços irresponsáveis de ampliar o conflito na região. Francisco expressou seu pesar pelos voluntários mortos durante a distribuição de ajuda humanitária em Gaza, e pediu que a população civil tenha acesso à ajuda humanitária e que os reféns sejam libertados imediatamente.

“Façamos o possível para que essa e outras guerras que continuam a levar morte e sofrimento a tantas partes do mundo terminem o mais rápido possível. Rezemos e nos esforcemos incansavelmente para que as armas silenciem e a paz volte a reinar.”

Papa Francisco

O Papa recordou o Domingo da Divina Misericórdia, enfatizando a importância de confiar nas promessas de Deus e pedir uma paz justa para as nações devastadas pela guerra. Ao se dirigir aos fiéis de língua portuguesa, ele invocou consolação e luzes do Espírito de Deus para enfrentarem os desafios da vida com esperança em Cristo ressuscitado.