REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO
LEVANTA-TE, BRASIL, DE JOELHOS!

“No terceiro dia, houve um casamento em cana na Galiléia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, isso nos compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. (Jo 2,1-5)

Maria está presente no primeiro milagre público narrado pelo evangelista João. “Ela ora e intercede na fé. A mãe de Jesus pede ao seu filho pelas necessidades de um banquete de núpcias, sinal de outro Banquete, o das núpcias do Cordeiro que dá seu Corpo e Sangue a pedido da Igreja sua Esposa. E é na hora da nova Aliança, ao pé de Cruz, que Maria é ouvida como a Mulher, a nova Eva, a verdadeira ‘mãe dos vivos’”. (Catecismo da Igreja Católica nº 2618)
No plano da salvação encontramos Maria sendo cooperadora no milagre operado por Jesus. Ele a inclui nos planos de Deus ao falar para Ela: “Mulher, isso nos compete a nós?” Maria se insere naquela situação e intervém junto àquele que podia operar o milagre dando uma ordem aos servos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
O intercessor, como servo, primeiro deve detectar a necessidade que está sendo apresentada: O que está faltando às vidas hoje? Que transformações precisam acontecer? Pela orientação do Espírito Santo, após o discernimento em equipe, cumpre-se a Sua ordem, fazendo tudo o que Ele nos disser.
Maria é modelo de intercessão e nossa maior intercessora junto a seu filho Jesus. Suas atitudes devem ser as nossas: discreta, silenciosa, obediente e fiel. Como intercessores, devemos primeiro nos espelhar nela, principalmente por sua discrição.
Quando nos pedem orações, petições e súplicas, nossa imediata ação deve ser apresentá-las imediatamente ao INTERCESSOR JESUS CRISTO.
Assim como ela esteve presente no momento de festa e alegria, mas de falta de uma necessidade momentânea: o vinho; ela também esteve presente no sofrimento final da vida pública de Jesus onde se revela o sinal da nova e eterna aliança: o sangue de Jesus que é derramado em remissão dos pecados da humanidade! O vinho agora se transforma no sangue da aliança das núpcias do Cordeiro.
Maria torna-se então a Mulher e Mãe de todos àqueles que a acolhem e a levam para sua casa como pediu Jesus aos pés da Cruz ao discípulo amado!
Como intercessores, sejamos obedientes e fiéis a Jesus para que também nós vejamos o vinho novo ser manifestado na vida de todos aqueles pelos quais nos comprometemos a orar.

Reflexão: Sei ser obediente, fiel e silencioso (a) como Maria?

Façamos uma intercessão de concórdia e clamor pelo BRASIL (principalmente pelos valores Cristãos, éticos e morais no setor público). Se possível no dia 12 de outubro, em Cenáculos Marianos, peçamos a intercessão da Imaculada Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil.
Chegando ao fim do ano eucarístico, façamos em outubro pelo menos uma hora de adoração e participemos das missas numa atitude de verdadeira ação de graças.

Intenções do Mês

• Para que colhamos os frutos de unidade semeados no XXIV Congresso Nacional da RCC na Canção Nova;
• Pelo I Encontro Nacional Católico para Magistrados, Membros do Ministério Público e suas famílias, promovido pelo Ministério Nacional de Fé e Política de 30/09 a 02 de outubro em Vitória-ES;
• Pela reunião do Conselho Nacional da RCC de 04 a 07 de outubro em Brasília (DF), para que o Espírito Santo continue a revelar aos Conselheiros o sonho e visão de Deus para a RCC no Brasil;
• Pelo I Congresso Teológico que acontecerá no Centro Santa Fé em São Paulo de 13 a 16 de outubro promovido pela Comissão Teológica da RCC;

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome e endereço completo para: rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15) 3211-3339

Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto – Casa de Marta e Maria(RJ)
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2234-1330