Hoje, 24 de maio, a Igreja Católica em todo o mundo celebra com grande devoção o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Essa invocação mariana apresenta uma rica história de fé e intercessão e, por isso, a data destaca a importância da Virgem Maria como protetora e auxiliadora dos cristãos.

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora tem suas raízes no século XVI, quando a Europa enfrentava a ameaça dos turcos otomanos. Em 1571, Papa Pio V organizou uma tropa para combater a escravidão muçulmana e diante da batalha que se aproximava invocou o auxílio da Virgem Maria. A vitória dos cristãos na Batalha de Lepanto, em 7 de outubro daquele ano, foi atribuída à intercessão de Maria. Como forma de gratidão, o Papa Pio V acrescentou a invocação “Auxiliadora dos Cristãos” às ladainhas lauretanas.

Embora a invocação de Nossa Senhora Auxiliadora tenha sido reconhecida desde o século XVI, a festa oficial só foi instituída em 1816 pelo Papa Pio VII, quando o pontífice foi aprisionado por Napoleão Bonaparte. Os cinco anos de cativeiro não foram suficientes para abalar a fé de Pio VII que, recorrendo a Maria Santíssima, prometeu coroar a imagem de Nossa Senhora de Savona caso fosse libertado. Assim, após ser libertado, o Papa retornou para Roma em 24 de maio de 1814 e, em sinal de agradecimento, estabeleceu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora no mesmo dia.

Dom Bosco e a difusão da devoção

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora se intensificou com São João Bosco, o grande apóstolo da juventude. Fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco adotou a invocação de Maria Auxiliadora como padroeira de sua obra.

Em 1862, mesmo ano das aparições da Virgem Maria em Spoleto, que contribuiu para reavivar a devoção mariana na Itália, Dom Bosco iniciou a construção de um santuário em Turim dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora. Depois, a Congregação Filhas de Maria Auxiliadora foi fundada em parceria com Santa Maria Domingas Mazzarello como um monumento vivo de gratidão à Virgem Maria.

A devoção e o amor de Dom Bosco pela Virgem Auxiliadora eram tão grandes que Ela chegou a ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

“A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”

São João Bosco, fundador da Sociedade Salesiana
alt
Dom Bosco

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é uma rica herança deixada por Dom Bosco à família Salesiana e a todos os fiéis. Ela é celebrada com muita devoção em reconhecimento ao papel de Maria como intercessora poderosa em momentos de dificuldade e conflito.

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.

Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante,
a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.

Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.

Amém!