No dia 13 de maio de 1917, três crianças portuguesas, Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, testemunharam a primeira de uma série de aparições da Virgem Maria na pequena aldeia de Fátima, em Portugal. O que começou como um evento local logo se tornou um fenômeno de devoção e fé, atraindo milhares de fiéis e transformando-se em um dos episódios mais marcantes da Igreja Católica no século XX.
A mensagem de paz e esperança de Nossa Senhora de Fátima se deu em um momento em que o mundo ultrapassava a turbulência da Primeira Guerra Mundial. Foi quando ela pediu aos pastorinhos que rezassem o terço diariamente pela paz no mundo e pelo fim da guerra. Além disso, revelou-lhes três segredos, sendo um deles uma visão do inferno e outro a necessidade de devoção ao Imaculado Coração de Maria.
Ao longo de seis meses consecutivos, sempre no dia 13 de cada mês, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, transmitindo mensagens de amor, penitência e conversão. As aparições foram marcadas por momentos de intensa emoção e devoção, com milhares de pessoas testemunhando fenômenos inexplicáveis, como o milagre do sol, que ocorreu na última aparição, em 13 de outubro de 1917, diante de uma multidão de aproximadamente 70 mil pessoas Cova da Iria.
O impacto das aparições de Fátima foi imediato e duradouro. A devoção a Nossa Senhora de Fátima espalhou-se rapidamente pelo mundo, com muitos fiéis testemunhando graças e milagres atribuídos à intercessão da Virgem Maria. Em 1930, as autoridades eclesiásticas declararam as aparições como “dignas de fé”, autorizando o culto a Nossa Senhora de Fátima.
O mesmo aconteceu com os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto que foram beatificados em 2000 pelo Papa João Paulo II e canonizados em 2017 pelo Papa Francisco, em Fátima, durante o centenário das aparições. Lúcia dos Santos ingressou na vida religiosa e dedicou-se à oração e à divulgação da mensagem de Fátima até sua morte, em 2005.
Hoje, 107 anos após as aparições, Nossa Senhora de Fátima continua sendo um símbolo de paz e esperança para milhões de fiéis em todo o mundo. Sua mensagem de amor, penitência e conversão permanece atual e inspiradora, lembrando-nos da importância da oração e da fé em tempos de dificuldade e incerteza.