“Amanhã estarei no alto da colina com a vara de Deus na mão”. (Ex 17, 9b)
Nosso lugar como intercessores, assim como foi o de Moisés, é no alto da colina, ou seja, na presença do Senhor. Cada ministério tem o seu lugar de atuação, o nosso é diante do trono da graça, pois é aí que Ele nos falará ao coração, revelando-nos o que deseja fazer, já que o serviço do intercessor é fazer o poder de Deus se manifestar no mundo através da oração.
Conhecendo nossas limitações, Ele nos oferece os instrumentos necessários para cumprir nossa missão de intercessores. A Moisés, Ele ofereceu a vara para que seus prodígios e sinais pudessem ser realizados. E a nós? A vara que o Senhor coloca em nossas mãos são os carismas.
Toda intercessão, por fazermos parte da Renovação Carismática Católica e, por isso mesmo, vivenciarmos as conseqüências do batismo no Espírito Santo, deve acontecer através dos carismas. Assim, nossa oração é direcionada por Deus através da palavra de ciência e da palavra de sabedoria. Orando em línguas, sustentamos a oração do irmão que pede pelas necessidades, permitindo assim que o Espírito Santo venha em nosso auxílio, já que não sabemos como pedir como convém (cf Rm 8, 26). Profetizamos na vida do irmão e oramos por cura e milagre e eles acontecem.
Tudo isso, sem esquecer o discernimento dos espíritos que nos dá garantia de que é o Senhor que está operando. E a fé que ante a promessa de Deus, não nos deixa vacilar, nem desconfiar, mas conserva-se fortemente em nós e nos faz dar glória a Deus (cf Rm 4, 20).
Os carismas devem ser exercitados no grupo de oração e na nossa oração pessoal. E, à medida que os exercitamos, eles vão sendo purificados. Assim, nós nos sentindo mais seguros por conhecer mais nitidamente a voz do pastor. E nossa oração se torna “realizadora” dos prodígios e sinais de Deus.
Reflexão do mês
Façamos neste mês uma experiência ainda mais forte dos carismas em nossa vida e oração. Peçamos ao Espírito Santo que venha purificar os dons que nos deu e que nos levaram a exercer o ministério de intercessão do grupo de oração, exercitando-os continuamente em nossa oração pessoal.
Podemos ainda, buscar leitura sobre os carismas, fazendo depois uma partilha com os outros irmãos do grupo de intercessão, para que juntos cresçamos em sabedoria e graça diante de Deus.
Intenções Permanentes
• Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), pelos seminaristas, para que neste período de formação, sintam seu chamado confirmado;
• Pelo Presidente da Renovação Carismática Católica: Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, grupos de oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas;
• Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento;
• Pelo Programas de TV da RCC: Na Canção Nova – Celebrando Pentecostes (domingo às 22 h) e Renovação em Ação na TV Século XXI aos sábados à tarde. Pelo Portal da RCC na Internet;
• Pelo projeto do Centro de Formação Carismático em Brasília, o local e a arrecadação para o mesmo e pelo Projeto: “Celebrando Pentecostes”, para que gere uma cultura de Pentecostes levando cada vez mais cristãos a uma conversão verdadeira;
• Pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.