O novo arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Fernando Saburido, OSB, tomou posse no domingo (16). Ele assume o lugar de Dom José Cardoso Sobrinho, 76 anos, que teve seu pedido de renúncia por idade aceito.

A cerimônia de posse aconteceu na Igreja da Madre de Deus, segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dom Fernando recebeu o báculo, símbolo do pastor da Igreja, das mãos de Dom José Cardoso e do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri. O secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, participou da solenidade representando a presidência da Conferência.

Logo depois, o novo arcebispo caminhou até o Marco Zero de Recife, onde encontrou com fiéis que assistiram à primeira missa de Dom Fernando como arcebispo. De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram da missa campal no Bairro do Recife.
Bispos, padres, seminaristas de vários Estados do país e autoridades políticas e civis participaram da celebração.

Antes da cerimônia, ao se encontrar com a imprensa, o novo arcebispo criticou a chamada “teologia da retribuição”, em que seitas e igrejas difundem a ideia de que “se você dá, Deus devolve”.

Dom Fernando disse que a religião deve pregar a prosperidade espiritual, e não a econômica. “Deus é desprendido, é amor, Ele faz as coisas gratuitamente”, afirmou.

O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978.

Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é “Segundo a tua palavra”.

© Innovative Media, Inc.
A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.