“Uma Boa Notícia viemos anunciar: nascerá para vós um menino, e o povo que andava nas trevas verá uma grande luz! Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim. Será conhecido como Deus Forte, Conselheiro Admirável, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!” (Cf. Lucas 1,31-33 e Isaías 9,1.5)

Essa notícia admirável, prenunciada pelo profeta Isaías e concretizada pelo anúncio do Anjo, é atualizada todos os anos para nós, no ciclo litúrgico conhecido como Advento. Grande força tem o Advento! Trata-se de um tempo de espera, de expectativa. Na verdade, o Advento configura-se como uma contradição, típica do Evangelho, em relação à sociedade em que vivemos. Em um mundo que prega o imediatismo, o Advento nos ensina o valor da espera.

Mas esperar o que? A nossa esperança é a salvação que foi iniciada com a encarnação do Verbo no Natal (Cf. Romanos 8,24). Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre, é o fundamento e a razão da nossa esperança na vida eterna. Esperamos por Jesus, pelo seu nascimento a cada ano em nossas vidas e pela sua volta gloriosa!

Não é a toa que o Advento marca o início de um novo Ano Litúrgico. Iniciamos nossa caminhada na Igreja, ao longo dos domingos, com um itinerário espiritual bem claro: aprendemos a esperar a salvação com o Advento; regozijamo-nos com o nascimento do Menino Deus no Natal; pedimos perdão na Quaresma; festejamos a Ressurreição na Páscoa; e vivenciamos o dia a dia da fé no Tempo Comum.

Que a Virgem Maria nos ensine a cada dia a esperar e, esperando, aprendamos a desejar e a lutar por nossa salvação. Deus vos abençoe!

Padre João Paulo Veloso

Arquidiocese de Palmas

Diretor Espiritual do Conselho Estadual da RCC TO

padre@joaopauloveloso.com.br