Hoje (15), Papa Francisco deu continuidade ao ensino sobre o Sacramento do Batismo em sua Catequese, na Praça São Pedro, em Roma. Leia na íntegra as palavras do Santo Padre:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia.

Quarta-feira passada, começamos uma série curta de catequese sobre os sacramentos, a começar pelo batismo. E hoje ainda quero focar no Batismo, para enfatizar um fruto muito importante deste sacramento: ele faz-nos membros do Corpo de Cristo e Povo de Deus. São Tomás de Aquino diz que quem recebe o Batismo é incorporado a Cristo quase como seu próprio membro e é agregado para a comunidade dos fiéis (cf. Summa Theologiae , III, q. 69 , art. 5 q. 70 , art. 1), isto é, o Povo de Deus. Na escola do Concílio Vaticano II, dizemos que o Batismo nos faz entrar para o povo de Deus, nos torna membros de um povo a caminho, um povo peregrino na história.

De fato, como é transmitida por gerações a vida, também de geração em geração, por meio da revitalização da fonte batismal, é transmitida a graça. E com esta graça o povo cristão caminha no tempo, como um rio que irriga a terra, e espalha pelo mundo a bênção de Deus. Uma vez que Jesus disse o que ouvimos no Evangelho, os discípulos saíram para batizar, e desde aquele tempo até o presente, há uma cadeia na transmissão da fé através do batismo. E cada um de nós é um elo nessa cadeia: um passo adiante sempre, como um rio que irriga. Tal é a graça de Deus e assim é a nossa fé, que passamos aos nossos filhos, às crianças, para que, quando adultos, possam passá-la para seus filhos. Assim é o batismo. Por quê? Por que o batismo nos faz entrar nesse Povo de Deus, que transmite a fé. Isto é muito importante. Um Povo de Deus que caminha e transmite a fé.

Em virtude do Batismo tornamo-nos discípulos missionários, chamados a levar o Evangelho ao mundo (cf. Apost . Ap gaudium . Evangelii , 120) . “Todo batizado, qualquer que seja sua função na Igreja e o grau de instrução de sua fé, é um sujeito ativo de evangelização… A nova evangelização deve envolver um novo protagonismo” (ibid.) de todos, de todo o povo de Deus, de um novo protagonismo de cada um dos batizados. O Povo de Deus é um povo discípulo – porque ele recebe a fé – e missionário – porque transmite a fé. O batismo faz isso em nós, dá-nos a graça e transmite a fé. Todos na Igreja somos discípulos, e o somos sempre, por toda a vida, e todos nós somos missionários, todos, no lugar que o Senhor tem atribuído a cada um. Todos: o menor também é um missionário e até o que parece ser maior discípulo. Mas alguns de vocês podem dizer: “Os bispos não são discípulos, eles sabem tudo; o Papa sabe de tudo, não é um discípulo”. Não, até os Bispos e o Papa devem ser discípulos, porque se não forem discípulos não fazem o bem, eles não podem ser missionários, não podem transmitir a fé. Todos nós somos discípulos e missionários.

Há um vínculo indissolúvel entre a dimensão mística e a missionária da vocação cristã, ambas enraizadas no Batismo. “Ao receber a fé e o batismo, nós, cristãos, acolhemos a ação do Espírito Santo que nos leva a confessar Jesus Cristo como o Filho de Deus e a chamar Deus de “Abba”, Pai. Todos os batizados e batizadas, somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade, pois a evangelização é um chamado para a participação na comunhão trinitária” (Documento de Aparecida , n. 157).

Ninguém se salva sozinho. Somos uma comunidade de crentes, somos o povo de Deus. E nesta comunidade experimentamos a beleza de compartilhar a experiência de um amor que precede a todos nós, mas que, ao mesmo tempo, nos pede para sermos “canais” de graça para o outro, apesar de nossos limites e dos nossos pecados. A dimensão comunitária não é apenas uma “moldura”, um “contorno”, mas é uma parte integrante da vida cristã, do testemunho e evangelização. A fé cristã nasce e vive na Igreja e, no batismo, as famílias e as paróquias celebram a incorporação de um novo membro a Cristo e ao seu Corpo que é a Igreja (cf. ibid., N. 175b).

A respeito da importância do batismo para o Povo de Deus, é exemplar a história da comunidade cristã no Japão, que sofreu uma severa perseguição no início do século XVII. Houve muitos mártires, os membros do clero foram expulsos e milhares de pessoas foram mortas. Nenhum sacerdote permaneceu no Japão, todos eles foram expulsos. Em seguida, a comunidade se retirou para um esconderijo, mantendo fé e oração em reclusão. E quando uma criança nascia, o pai ou a mãe a batizava, porque todos os fiéis podem batizar em circunstâncias particulares. Quando, depois de cerca de dois séculos e meio, 250 anos depois, os missionários voltaram para o Japão, milhares de cristãos saíram dos esconderijos e a igreja pode florescer. Eles tinham sobrevivido pela graça do Batismo! Isso é grandioso: o povo de Deus transmite a fé, batizando seus filhos e segue em frente. Mantiveram, mesmo em segredo, um forte espírito de comunidade, porque o batismo fez com que se tornassem um só corpo em Cristo. Eles foram isolados e escondidos, mas sempre foram membros do Povo de Deus, membros da Igreja. Podemos aprender muito com esta história!

Fonte: Boletim Santa Sé