“É verdade, o trabalho é uma vocação, porque se trata de um chamado que Deus deu ao homem desde o início” Com essas palavras, o Papa recordou que o trabalho é uma vocação de cada homem e mulher dos dias atuais. Francisco se dirigiu aos membros do Movimento de Trabalhadores Cristãos da Itália, onde partilhou a importância e dever do Movimento nesse tempo.

No último sábado (16), o Papa se reuniu com mais de 7 mil membros do Movimento de Trabalhadores Cristãos da Itália. Na ocasião, o Santo Padre perguntou: “Como podemos responder a esta vocação, que nos convida a imitar ativamente a incansável obra do Pai e de Jesus que, segundo o Evangelho, agem sempre?”  O Papa sugeriu algumas palavras que levam à reflexão: educação, partilha etestemunho.

Essas três palavras, fazem parte da estrutura dessa vocação, no qual os trabalhadores de todos os segmentos são chamados, a pertencer ao Senhor e levá-lo por onde quer que vá: “O discípulo de Cristo, quando o coração é transparente e responsável na vida, traz a luz do Senhor nos lugares onde ele vive e trabalha”, disse o Papa Francisco.

Na RCC o Senhor tem levantado homens e mulheres dispostos a viver essa inspiração e fazer do trabalho o novo campo de missão a ser explorado “Vivenciamos neste momento muita alegria por sentirmo-nos em unidade com a nossa Mãe Igreja, através das últimas palavras do nossa amado Papa Francisco, relacionadas ao trabalho”, comenta JustoEmilio Alvarez, coordenador da Comissão Nacional de Profissionais da Renovação Carismática Católica.

Comunhão essa que leva um profundo estreitamento entre o tripé que diz do trabalho como vocação, proposto pelo Papa, e os pilares que caracterizam os Grupos de Profissionais do Reino, conforme explica o coordenador da Comissão Nacional: “A educação exige do profissional uma formação integral, que englobe tanto conhecimento técnico-científico, como humano e doutrinário, a fim de usar da profissão/trabalho para servir ao irmão, dignificando-o. Ao mesmo tempo é necessário o acolhimento fraterno e a intimidade com Deus, vivenciados pelos pilares da ‘Comunidade Acolhedora e Fraterna’ e ‘Espiritualidade Pentecostal’. A partilha está presente em nossa identidade pela vivência do pilar do ‘Diálogo’ permanente e o testemunho, pela ação concreta na sociedade, seja essa ação pessoal, profissional ou comunitária”, explica Justo Alvarez.

O Trabalho na perspectiva da RCC

Os Profissionais do Reino da RCC entendem o ambiente do trabalho como um campo de missão, um desafio a ser alcançado e que só pode ser acessado por meio do trabalho, o qual se torna a ferramenta de evangelização. Assim, busca-se evangelizar o imenso mundo do trabalho em prol da construção da tão sonhada Civilização do Amor, a partir de profissionais que tenham sido batizados pelo Espírito Santo e que, uma vez transformados pela experiência pessoal com Jesus Cristo, deixem-se ser conduzidos por Ele.

Neste sentido, como leigos inseridos dentro de um mundo secular, o trabalhador é chamado a santificar-se por meio do trabalho (serviço), ao mesmo tempo em que age na reta intenção de santificá-lo através de ações concreta. Assim, entende-se que o trabalho dignifica o homem, o eleva à condição de filho co-criador com a Trindade Santa, deixando de ser um peso ou um “castigo” aos filhos de Adão.

Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC)

O Movimento de Trabalhadores Cristãos é um movimento em trabalhadoresvivem o compromisso de fidelidade à classe trabalhadora e a Jesus Cristo, segundo apresentado no site do MTC.

O MTC é um movimento da Igreja Católica, composto de trabalhadores Cristãos, sem excluir outros trabalhadores. O Movimento busca as prioridades de ação e evangelização no local de trabalho e surge da missão que a Igreja recebe do Senhor de ser fermento no mundo para tudo transformar e iluminar.