A palavra “fidelidade” significa: lealdade, exatidão, ser verdadeiro, confiança depositada.

Mesmo diante de nossas limitações, pela graça do seu Santo Espírito, o Senhor nos convida a todos os dias a vivermos desta forma.

O livro de Isaías, no capítulo 49, versículo 15, nos afirma o quanto o Senhor é fiel conosco: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca”.

Vivemos em uma sociedade corrompida, onde a infidelidade a Deus e ao próximo é explícita, no entanto, também é um tempo em que se levantaram muitos homens e mulheres fiéis a Deus e ao próximo, fruto da abertura a ação do Espírito Santo.

A palavra “fidelidade” também é conhecida como pistis (grego), que traduz a palavra fé e confiança, em todas as provas. O Salmo 22 nos conduz a esta fé expectante e confiança total no Senhor, pois afirma que o Senhor é nosso pastor, e nada nos faltará.

No capítulo 11 da carta aos Hebreus, Paulo nos apresenta homens do Antigo Testamento que foram heróis na fidelidade ao Senhor como Nóe, que confiou no Senhor, e Abraão, que foi submetido à prova ao oferecer a Deus seu filho único, Isaac.  

Só existe uma maneira de sermos fiéis ao Senhor e ao próximo, se colocarmos em prática o ensinamento do próprio Jesus, narrado no Evangelho de São Mateus, capítulo 26, versículo 41 “Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto más a carne é fraca”.

Que pela força da oração, possamos viver pela ação do Espírito do Senhor, alcançando a graça do fruto da fidelidade.

 

Adriano José Mendes

Coordenador Ministério da Pregação Estado de Santa Catarina